Alunos do Profis participam de treinamento em primeiros socorros

No início do mês, alunos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) da Unicamp participaram de treinamento em Primeiros Socorros. O exercício foi realizado como parte integrante de disciplina de Primeiros Socorros (EN092), conduzida pela Faculdade de Enfermagem (FEnf) e contou com a participação da equipe de enfermeiros socorristas da concessionária Renovias.

As atividades foram realizadas nas arenas do Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e ofereceram orientações sobre Reconhecimento da Parada Cardiorrespiratória e Reanimação Cardiopulmonar, utilização do DEA (Desfibrilador Automático Externo) e imobilização e transporte de vitimas.

“Os objetivos desta atividade foram alcançados com plena satisfação dos alunos e professores”, comentou Ana Raquel Medeiros Beck, professora da FEnf e coordenadora da EN092. Ela explica que a disciplina tem como objetivo, proporcionar requisitos teóricos e práticos necessários em situações de urgência e emergência. “Essas situações podem ocorrer tanto em locais públicos, quanto em domicílios”, lembrou.

O treinamento foi ministrado pelos enfermeiros Pedro Giovani Gonçalves e Israel Ambronisio, e técnica de enfermagem Renata Bandeira de Souza, da Renovias, e incluiu o resgate e transporte de pessoas acidentadas, de maneira a proporcionar conforto, bom atendimento e serviços de qualidade.

A professora da FEnf destacou a colaboração da professora Eliana Pereira de Araújo, responsável por implementar a disciplina EN092; dos estudantes do Programa de Estágio Docente (PED), Ana Claúdia de Souza (enfermeira) e Marcella Lima Victal Fernandes (fisioterapeuta); e da voluntária Gabriela Salim Sapgnol (mestranda em neurociências).

A participação dos alunos Marina Yumi Crubelatti, do curso de graduação em Medicina da FCM, e Paulo Roberto Venturini, do curso de Faculdade de Engenharia Agrícola, também foram lembradas. “Ambos, foram alunos do Profis e agora participam da disciplina da FEnf como bolsitas do Programa de Auxílio Didático (PAD). O Profis oferece uma visão integrada do mundo contemporâneo e capacita seus estudantes a exercer as mais distintas profissões”, disse Raquel.