Docente da FEnf é eleita membro de comitê internacional

A professora Elenice Valentim Carmona, da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp foi eleita membro do Comitê de Desenvolvimento Diagnóstico, da Associação Norte-Americana de Diagnóstico de Enfermagem (North American Nursing Diagnosis Association - NANDA), para o quadriênio 2014-2018. A escolha aconteceu por meio de votação online, durante o primeiro semestre deste ano, e considerou os estudos desenvolvidos e a atuação de Elenice no ensino de raciocínio clínico em Enfermagem. O resultado foi divulgado em setembro, durante a International Conference on Nursing Knowledge, que aconteceu na Universidade Católica do Porto, em Portugal.

A NANDA visa desenvolver, aperfeiçoar e promover uma terminologia que reflita os julgamentos clínicos dos enfermeiros. Na atualidade, a Associação é responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento de uma das classificações diagnósticas mais conhecidas e utilizadas pela enfermagem no mundo todo, a chamada: Classificação dos Diagnósticos de Enfermagem da NANDA.

Um Diagnóstico de Enfermagem é uma terminologia padronizada, que descreve respostas e experiências humanas a problemas de saúde, ou processos vitais, como o nascimento, envelhecimento ou a gravidez. Ao contrário do diagnóstico médico, o diagnóstico de enfermagem não tem como objetivo descrever doenças, mas fenômenos que recebem intervenções de enfermagem, como “amamentação ineficaz”.

De acordo com Elenice, o desenvolvimento e a implementação de uma linguagem padronizada aprimora muitos aspectos da assistência e da ciência em Enfermagem. “Ela estimula o desenvolvimento científico e uma documentação consistente e precisa. Contribui para representar o julgamento profissional dos enfermeiros, dar continuidade à assistência de Enfermagem e promover a segurança do paciente”, disse.