José Dirceu Ribeiro assume coordenação do Centro de Investigação em Pediatria

“Sonhos não só se realizam como também podem crescer”, disse o pediatra José Dirceu Ribeiro, na tarde dessa quinta-feira (23), durante cerimônia que o empossou coordenador do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, para os próximos dois anos. Ao lado do colega de especialidade, Gil Guerra Júnior, eleito coordenador associado, Dirceu explicou as razões que o levaram a assumir esse novo desafio na carreira e apresentou plano detalhado de atuação para os dias que se seguirão. “Realizei toda a minha carreira aqui. Uma contribuição seria muito pouco pelo tanto que ganhei”, afirmou.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que apesar do Ciped ter sido pensado como centro de pesquisa, a unidade tem vocação para estender sua atuação também nos campos do ensino e assistência.  Seriam estes, de acordo com ele, os próximos desafios da nova gestão. “O Dirceu tem a tarefa muito importante de continuar fazendo o Ciped progredir e se associar à FCM no que ela tem de melhor”, disse.

O diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes Teixeira, disse que o Ciped tem importância “evidente e nacionalmente visível”, mas que a sua capacidade de atuação é ainda maior. “Tenho os meus sonhos também. Um deles é desenvolver uma área de orientação em atividades físicas para crianças e adolescentes com doenças crônicas, e o Ciped poderia assumir isso”.

A chefe do Departamento de Pediatria, Maria de Lurdes Zanolli, disse que as ações do Ciped contribuíram para o crescimento da pós-graduação e da clínica pediátrica realizada na Unicamp. “Dentro da proposta da diretoria da FCM, de reequilibrar o tripé ensino, pesquisa e assistência, o Ciped é fundamental, pois ajuda a valorizar a carreira”, destacou.

O ex-reitor, ex-coordenador do Ciped e professor emérito da Unicamp, José Martins Filho, falou da história de criação do Centro, destacando momentos de dificuldade, superação e conquistas. Ressaltou a relevância da área pediátrica da Unicamp, com ações inéditas que sempre marcaram sua trajetória, como a criação do primeiro curso de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente do Brasil. Martins defendeu ainda, a criação de um hospital infantil na universidade e a realização de defesas de tese em congressos.  “É inacreditável que a Unicamp ainda não tenha um hospital infantil com tantas especialidades”, enfatizou.

Gestão 2014-2016

“Faço um agradecimento especial ao amigo e companheiro de trabalho, José Dirceu Ribeiro, a quem tenho o privilégio de passar a coordenação do Ciped para os próximos dois anos”, disse Gil Guerra Júnior. A parceria entre eles vem de longa data. Nos últimos quatro anos, ambos os professores estiveram à frente da coordenação do Ciped, sendo Gil Guerra o coordenador e José Dirceu, o coordenador associado. Para os próximos dois anos, no entanto, eles inverterão os papéis, com José Dirceu no comando das atividades.

“Nesses quatro anos eu aprendi muito com o Gil, numa parceria muito produtiva. Nós só invertemos os cargos, mas filosoficamente continuamos iguais”. Ciente do compromisso assumido, já na cerimônia de posse, José Dirceu apresentou plano de trabalho, com propostas para maior inserção do Ciped, internacionalmente e nas agências de fomento; estímulo à elaboração de relatório anual; investimento em segurança; valorização da história da instituição; treinamento e efetivação de técnicos de nível superior, dentre outros.

De acordo com José Dirceu, “construção, manutenção e colaboração” são os três princípios que nortearão a sua gestão e eles apontam ações de infraestrutura, cuidado patrimonial e abertura ao diálogo. “Dentro do princípio da construção acredito que o Gil, o Martins e todos que me antecederam tiveram essa oportunidade de sonho e realização concretizada. Construíram área física, filosófica e emocional do Ciped. Quanto ao princípio da manutenção, vamos lutar para manter o que foi conquistado. A colaboração é estar aberto. Já na próxima semana marcarmos uma reunião com os funcionários para entender o papel de cada um e ver o que pode ser feito”, explicou.