Auxílios Não-Ópticos

São recursos que modificam os materiais e melhoram as condições do ambiente com a finalidade de aumentar a resolução visual.  Podem ser usados  em conjunto com o recurso óptico ou não, com o objetivo de melhorar a função visual.

 

Exemplos:

 

  • Controle da iluminação: há crianças que necessitam de iluminação dirigida ao material de leitura e escrita, evitando a luz direta nos olhos. Existem, também, crianças que enxergam melhor em ambientes menos iluminados, que são aquelas que tem fotofobia (sensibilidade à luz). Outras necessitam de lentes e filtros que diminuem o ofuscamento e aumentam o contraste

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  • Celofane amarelo

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  • Controle de reflexão: tiposcópios, visores, oclusores laterais e lentes polarizadas.

  • Apoio para leitura: tem como objetivo aproximar o material dos olhos da criança e possibilitar o melhor posicionamento do corpo evitando a má postura para leitura escrita.

     

  • Aumento do contraste: podem ser usados giz branco ou amarelo que são os que dão maior contraste nas lousas verdes, as mais usadas nas escolas; canetas de pontas porosas, pincel atômico preto que dá contraste nos cadernos ou nas folhas brancas; cores fortes  em papel branco, lápis 5B ou 6B (há crianças que precisam usar esses lápis porque não conseguem enxergar o que escrevem se o lápis tiver grafite claro); em material mimeografado, reforçar os traços com caneta preta se necessário.

  • Ampliação de livros, jogos, baralhos, agendas, dial telefônico. Existe também máquina de escrever com tipos ampliados.

  • Acessórios: guia de leitura é um facilitador de leitura que serve para destacar uma ou mais linhas, pode ser feito com papel cartão preto ou escuro e sem brilho, na forma retangular, tipo régua. Substituir papel com pautas pretas por cadernos de pautas pretas e ampliadas.

RECURSOS ELETRÔNICOS

CCTV (sistema de circuito fechado de televisão): útil para pessoas que necessitam de maior aumento do que os óculos podem proporcionar. Também é útil para quem necessita de maior distância para ler, escrever, desenhar ou datilografar.

Lupa Eletrônica – usada por pessoas que necessitam de grande ampliação de textos e imagem. Constitui-se basicamente de uma micro-câmera aliada a um circuito eletrônico que amplia textos e imagens reproduzindo-os em qualquer televisão convencional.

Computador – permite a acessibilidade a textos e materiais gráficos por meio de recursos de acessibilidade do programa do computador, programas para ampliação de caracteres e programas com sintetizadores de voz que podem ser usados de maneira conjunta ou não.

 


Auxílios não ópticos