Pular para o conteúdo principal

Os auxílios ópticos

São equipamentos ou instrumentos que ajudam a pessoa com baixa visão a melhorar sua visão residual, geralmente pelo aumento da imagem. Podem ser de diversos tipos.

Óculos

Muitos deficientes visuais têm prescrição de óculos comuns, além de utilizar auxílios ópticos. É bom saber qual a finalidade dos óculos, isto é, se servem para longe, para perto ou para ambos, a fim de adequar seu uso.

Existem óculos especiais com lentes de grande aumento que servem para melhorar a visão de perto. Nesse caso, deve ser conhecida a distância focal, ou seja , a que distancia deve estar o texto que vai ser lido, de modo a facilitar sua utilização.

Há vários tipos de óculos:

  • Óculos bifocais;
  • Óculos binoculares com prismas;
  • Óculos asféricos monoculares.            
Óculos Especiais Asféricos

  

Óculos Especiais Asféricos

Óculos Especiais Asféricos

 

Lupas

Lupas: Podem ser manuais ou de apoio. São muito úteis para aumentar o material de leitura, mapas, gráficos, etc. Estão demonstradas nas figura abaixo. Lembrar que quanto maior o aumento da lupa menor o campo de visão. Com isso há, também, diminuição da velocidade de leitura e maior fadiga visual.

 

Telelupa montada em óculos

Telelupa montada em óculos

 

Telescópio manual

Telescópio manual

 

telelupas

São usados para leitura de longe, como por exemplo, na lousa. Existem telelupas de foco fixo (deve ser conhecida a distância exata entre o estudante e a lousa) e de foco regulável. A leitura na lousa deve ser realizada por partes.  Lembrar que os sistemas telescópicos restringem muito o campo visual.