Pesquisa

Linhas de Pesquisa

 

Promoção da Saúde e Prevenção

O conjunto de projetos incluído nessa linha engloba a prevenção e a detecção de alterações e distúrbios da linguagem e de agravos ao desenvolvimento humano decorrentes e/ou associados a deficiências sensoriais, bem como os estudos relacionados à promoção da saúde. No primeiro grupo encontram-se estudos relativos aos procedimentos de triagem, avaliação e diagnóstico e no segundo agrupam-se as investigações referentes ao bem-estar, qualidade de vida e educação em saúde.

Cultura, deficiência e modelos de intervenção

A linha agrupa projetos de pesquisa que abordam, tanto as relações dos sujeitos com deficiência nos contextos familiar, educacional, de trabalho e social, como questões relacionadas à diferença, à história e à cultura. Contempla, ainda, investigações que visam ao desenvolvimento de processos e procedimentos de habilitação e reabilitação no campo das deficiências sensoriais, das alterações do desenvolvimento e das disfunções neurovegetativas.

 

 

Grupos de Pesquisa

 

Desenvolvimento, linguagem e práticas educativas.

desenvolve trabalhos de pesquisa e intervenção voltados para indivíduos com necessidades especiais. Agrupa docentes, estudantes e pesquisadores interessados em questões de desenvolvimento humano tais como: processos de interação e aprendizagem; questões de linguagem: processos de aquisição e alterações de linguagem; e questões relacionadas às práticas educativas tais como recursos pedagógicos e estratégias de ensino que promovam a inclusão escolar. O grupo tem produzido reflexões teóricas sobre as relações entre a normalidade e a deficiência, sobre o processo de inclusão escolar e sobre aspectos específicos do desenvolvimento. A partir dos trabalhos realizados, têm sido gerados recursos e materiais de ensino adaptados a diferentes necessidades, como surdez, deficiência visual, física e mental.

 

Investigação Fonoaudiológica em Audição Humana

O grupo busca investigar o perfil auditivo de diferentes amostras populacionais e a repercussão destes padrões sobre o estabelecimento de habilidades auditivas. para tanto, busca através de investigação de procediemntos comportamentais e eletrofisiológicos, tais como audiometria convencional e de altas frequências, imitância acústica, emissões otoacústicas, potencias evocados auditivos e de testes de processamento auditivo central, esclarecer os diferentes comportamentos auditivos manifestados por estas populações

 

Grupo de Pesquisa: Família, Saúde e Deficiência (CNPQ; líder)

Propõe uma compreensão das relações família e deficiência no contexto da saúde. Desenvolve estudos e pesquisas sobre as expectativas, motivações e reações de pais e familiares `a suspeita e diagnóstico de uma deficiência, de uma alteração ou distúrbio de linguagem ou de agravos ao desenvolvimento humano em um de seus membros. Investiga as dificuldades de envolvimento e de participação de pais em programas de saúde. Estuda as relações dos sujeitos com deficiência nos contextos familiar, social, de trabalho, educacional e de saúde.