Boletim da FCM: Os sentidos da vida e da morte

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 12/10/2016 - 10:40

Já está online a nova edição do Boletim da FCM. Essa edição aborda os sentidos da vida e da morte de uma forma diferente. Conforme escreve o médico neurocirurgião do Hospital de Clínicas e membro do Centro Interdisciplinar de Bioética da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Venâncio Pereira Dantas Filho “desafiante paradoxo é a questão da morte nos nossos dias. Não existem respostas fáceis, mas certamente o caminho passa pelo resgate do sentido na vida, para voltarmos a ver o sentido na morte”.

O entrevistado dessa edição é o médico Jamiro da Silva Wanderley. Ele concedeu entrevista sobre medicina, terminalidade e espiritualidade. Na parte de pesquisa, o Boletim trás assuntos diversos que vão desde a doação de órgãos até como falar sobre morte com familiares de alguém em estado grave. Um novo método para detecção de uso de substâncias tóxicas em fios de cabelo pós-morte também é outro tema da sessão +Pesquisa.

O ensino da bioética para preparar os alunos para lidar com a morte ou com as limitações da ciência no tratamento dos pacientes é outro assunto abordado nessa edição. A história de Burke e Hare, ladrões de corpos do século XIX, é contada pelo médico Antonio de Azevedo Barros Filho. As poesias de Paulo Madureira fecham a edição.

A edição impressa está disponível no Centro de Memória, Biblioteca da FCM, Pós-Graduação, Graduação em Medicina e Fonoaudiologia, Residência Médica e Multiprofissional, Diretoria da FCM e Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM.