Entrar no espaço do participante/Enter participant space
Esqueceu sua senha?/Forgot your password?

arrow_back Curso de inverno: Variabilidade na resposta aos fármacos – Farmacocinética, Farmacogenômica e Medicina de Precisão

Anfiteatro Paulistão (FCM-09)
pfarmaco@fcm.unicamp.br

ATENÇÃO: ESSA INSCRIÇÃO É SOMENTE PARA OUVINTES. ESTUDANTES REGULARES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNICAMP E ESTUDANTES ESPECIAIS DEVEM OBSERVAR OS PERÍODOS DE INSCRIÇÃO E OS PROCEDIMENTOS NO DOCUMENTO DISPONÍVEL NO SITE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA, NESTE LINK.

Período: 24/07/2017 a 28/07/2017, manhã e tarde. Carga horária: 30 horas.

O curso será ministrado pela Profª Drª Vanessa Fontana (Department of Molecular and Clinical Pharmacology, Wolfson Center for Personalized Medicine, Institute of Translational Medicine, University of Liverpool)

Ementa: O objetivo do curso é apresentar e discutir alguns dos diversos aspectos fisiológicos e genéticos relacionados à variabilidade interindividual na resposta aos fármacos. Uma vez que, na maioria das situações, a terapia é prescrita com base na tentativa e erro, a resposta farmacológica varia entre indivíduos, podendo resultar em efeitos adversos ou eficácia reduzida. No entanto, essa é uma área da farmacologia amplamente estudada com o objetivo final de implementar modelos de prescrição mais assertivos, que atualmente é chamada de Medicina de Precisão. Serão apresentados e discutidos de forma interativa, com discussão de artigos publicados em revistas de alto impacto, alguns dos fatores envolvidos na resposta farmacológica, dentre eles: 1) Comorbidades e interação medicamentosa; 2)Farmacocinética; 3) Fatores genéticos (Farmacogenômica).