CAPES lança edital do Pacto Universitário

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 01/09/2017 - 11:09

O referido Edital da Capes objetiva apoiar o desenvolvimento do eixo pesquisa, um dos cinco eixos constantes do Pacto Universitário. Após o lançamento em novembro do ano passado, o Pacto já conta com a adesão de 270 instituições de ensino superior em todo o país. ​   A UNICAMP fez adesão ao Pacto Universitário em 09 de maio de 2017 junto ao MEC e Ministério dos Direitos Humanos.Ha um Comitê Gestor na Universidade, para discussão de ações e atividades a serem implementadas no âmbito do Pacto ao longo dos próximos anos.

As propostas referentes ao EDITAL Nº 38/2017 deverão ser submetidas, por meio eletrônico, à CAPES até o dia 5 de outubro de 2017, por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, públicas e privadas sem fins lucrativos, integrantes do Pacto Universitário, que possuam programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos, recomendados pela CAPES, com áreas de concentração ou linhas de pesquisa dirigidas aos temas contemplados no Edital, ou que demonstrem claro compromisso institucional em estabelecê-las.
Além de fortalecer o Pacto, garantindo-lhe maior visibilidade e densidade nas instituições, visa aumentar a quantidade de pesquisadores qualificados na área de Educação em Direitos Humanos & Diversidades e, também, o número de estudos a respeito dessa temática.

Serão selecionados cinco projetos de até R$ 200 mil. Os recursos do Edital serão destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsas. Serão financiadas despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto, de passagens e diárias para participação em eventos (científico-acadêmico) relacionados à área de interesse do projeto no Brasil; despesas de capital para a aquisição de equipamentos e materiais, além de bolsas (IC, Mestrado e Pós-doutorado) com valores fixados de acordo com normas específicas da CAPES e duração de até 24 (vinte e quatro) meses vinculada ao prazo de vigência do projeto.

Os detalhes do Edital podem ser conhecidos ao acessar o link

Outras informações: edital.edh@mec.gov.br ou diversidade@capes.gov.br