Vestibular Unicamp bate recorde de inscritos

Autoria

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu um número recorde de candidatos para o Vestibular Unicamp 2018: 83.779 inscritos. Foram dez mil inscritos a mais que no ano passado, quando a Unicamp recebeu 73.498 inscrições para o vestibular. O aumento em relação ao ano anterior é de 14%. O maior número de candidatos havia sido registrado no Vestibular Unicamp 2016, quando 77.768 candidatos se inscreveram. De acordo com a Comvest, o aumento está relacionado com a ampliação das provas para quatro novas cidades (Belo Horizonte, Fortaleza, Indaiatuba e Valinhos), além do crescimento do número de candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição registrado esse ano, que também foi recorde (8.650 inscritos isentos).

Outros aspectos relevantes para o crescimento do número de inscritos foram o destaque dado à Unicamp nos rankings internacionais e o trabalho de divulgação do vestibular, intensificado pela Comvest nos últimos meses, com ações como visitas às escolas, palestras, participação em feiras e a ampliação do Encontro com Professores do Ensino Médio.

No Vestibular Unicamp 2018, os candidatos disputarão 3.340 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação da Unicamp. A relação de candidatos por vaga (c/v) passou de 22 para 25 nesta edição. A tabela completa está na página eletrônica da Comvest, assim como o total de inscritos por cidade de prova. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 27 de outubro, também em sua página na internet.

A primeira fase será realizada no dia 19 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 11 a 18 de setembro – Etapa I e de 15 a 16 de outubro – Etapa II). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.

Concorrência

As dez carreiras mais concorridas no Vestibular Unicamp 2018 são: Medicina, com 279 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (97,6 c/v); Ciências Biológicas – Integral (51,76 c/v); Comunicação Social-Midialogia (48,5 c/v); Engenharia Química - Integral (34,8 c/v ); Odontologia (32 c/v); História (31,8 c/v); Engenharia Civil (31,7 c/v); Engenharia de Produção (31,6 c/v) e Artes Cênicas (31,5 c/v).

Inclusão social
O percentual de candidatos oriundos de escolas da rede pública inscritos para o Vestibular Unicamp 2018 é de 30,7%, contra 30,2% no ano passado. Já o percentual de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (de acordo com a nomenclatura utilizada pelo IBGE), passou de 20,3% no ano anterior para 22,4% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2018.

Inscritos – comparativo Vestibular 2017/ Vestibular 2018

2017 2018