Pesquisa

 

1.  Linhas de Pesquisa

1. Aspectos biopsicossociais e qualidade de vida antes e/ou após procedimentos cirúrgicos: investigação de qualidade de vida em pacientes submetidos a terapias cirúrgicas.

2. Desenvolvimento e aplicabilidade das técnicas de diferenciação em terapia celular: investigação sobre o uso de terapia celular em doenças cirúrgicas.

3. Desenvolvimento e avaliação de modelos em ensino médico em cirurgia na graduação e na pós-graduação: avaliação do ensino médico em cirurgia proposta em vários tipos de apresentação para facilitação e melhoria da acessibilidade do aprendizado.

4. Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas cirúrgicas – Modelos clínicos e experimentais: desenvolvimento e avaliação de novas técnicas cirúrgicas.

5. Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas de anestesia e de ventilação mecânica: modelos clínicos e experimentais: desenvolvimento e avaliação de novas técnicas de ventilação mecânica experimentais e em pacientes críticos.

6. Desenvolvimento, avaliação e aplicabilidade de biomateriais: desenvolvimento e avaliação de biomateriais visando sua aplicabilidade na prática cirúrgica.

7. Estudo de mecanismos e aplicabilidade de substâncias farmacológicas em cirurgia: estudo de mecanismos e aplicabilidade em cirurgia de substâncias farmacológicas visando a replicação de estudos ou mesmo a descoberta de novas aplicações para validade externa ou interna.

8. Estudo dos mecanismos de trauma, suas consequências fisiopatológicas na avaliação do paciente crítico: avaliação clínico epidemiológica dos mecanismos de trauma e suas consequências anatômicas e fisiológicas epatológicas levando-se em consideração os pacientes críticos ou o estado crítico a que estes pacientes são submetidos, incluindo modelo experimental.

9. Modelos clínicos e epidemiológicos de avaliação de transplantes de órgãos sólidos e tecidos relacionados ou não aos aspectos imunológicos: modelos clínicos e epidemiológicos de avaliação de transplantes abdominais, cardíacos e pulmonares, procurando abranger todas as áreas relacionadas à cirurgia de transplantes.

10. Modelos clínicos, experimentais e epidemiológicos de avaliação das doenças inflamatórias gastrointestinais: investigação sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças inflamatórias gastrointestinais.

11. Modelos clínicos, experimentais e epidemiológicos de avaliação do tratamento cirúrgico dos tumores sólidos: investigação sobre os aspectos clínicos, experimentais e epidemiológicos do tratamento cirúrgico dos tumores sólidos e sua aplicabilidade.

12. Modelos clínicos e experimentais de avaliação das alterações de motilidade visceral e esfincteriana: investigação por métodos clínicos e experimentais das alterações de motilidade visceral e esfincteriana.

13. Modelos clínicos e experimentais de diagnóstico e tratamento das moléstias cardiovasculares: investigação por métodos clínicos e experimentais do diagnóstico e tratamento das moléstias vasculares periféricas.

14. Modelos para estudo das alterações inflamatórias e metabólicas secundárias a procedimentos cirúrgicos: estudos dos processos de inflamação, cicatrização, avaliação metabólica que podem decorrer de procedimentos cirúrgicos tais como isquemia e reperfusão, infecção por atuação de mediadores inflamatórios.

http://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao-em-ciencias-da-cirurgia/linhas-de-pesquisa

 

2.  Programas de Treinamento em Serviços (Estágio Voluntário)

  • 1. Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular