Departamento de Pediatria

Histórico

O Departamento de Pediatria iniciou suas atividades no ano de 1966, na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, onde era então sediada a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Nessa época o Prof. J. Renato Woiski foi convidado para organizá-lo, trazendo consigo o Prof. Carlos Elyseo Castro Correa, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Participaram também da construção do departamento alguns médicos que trabalhavam na cidade de Campinas, os Drs. André Augusto Martins de Moraes, José Carlos Picolotto, Roberto Gasparetto, Waldeyer Arouca, Laura Alice Borges e Marília Iracema Leonardi.
A ênfase foi dada para a Puericultura (4º ano) e à Clínica Pediátrica no 5º ano, assim como nos estágios obrigatório e opcional do internato (6º ano). O Prof. Woiski coordenou o departamento por um ano aproximadamente, deixando-o pelos outros anos seguintes, até o final de 1970 a cargo do Prof. Carlos Elyseo.
No ano de 1970 foi iniciada uma Residência Geral, com o envolvimento de 3 departamentos, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria. No entanto essa experiência teve vida curta. Com a saída do Prof. Carlos Elyseo em 1970, o então Diretor da FCM, José Aristodemo Pinotti convida para dirigir o departamento o Prof. Carneiro Leão, do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Este traz consigo o Dr. Sebastião Tenório da Silva. Ocorre então uma reestruturação do departamento, tanto na assistência como no ensino, e a criação do setor de Neonatologia. O Prof. Carneiro Leão permanece por aproximadamente um ano. Ao retornar para o Recife deixa a chefia para o Dr. Sebastião Tenório. Funcionando na Santa Casa, o departamento tinha uma enfermaria, o berçário, um ambulatório e um serviço de puericultura. Nesse período incorporaram-se ao departamento os médicos Aries Alves Borges, Roseli Nassim Jorge, Roberto Jarbas Toledo, Regina Célia Lucizani Müller, Silvia Regina Brandalise, João Henrique Abdel Massih e Marília Bernardes Marques.
Ao retornar da Espanha, após estágio de um ano no serviço do Prof. Cipriano Canosa, assume a chefia do departamento, o Prof. José Martins Filho, eleito pelos docentes, eleição essa referendada pela Congregação da FCM. Nessa época começam a se definir algumas especialidades, como Hematologia, Gastroenterologia, Neonatologia, Pediatria Social, esta envolvendo a puericultura realizada no hospital e em um Centro de Saúde próximo e o Centro de Saúde Escola de Paulínia.
Em 1977 é implantado o Conselho Departamental com a participação dos docentes e representantes dos alunos e dos funcionários. São contratados os docentes Luiz Manuel Guimarey, Maria Marluce dos Santos Vilela e Antonio Fernando Ribeiro para a enfermaria e Antonio de Azevedo Barros Filho para o berçário e pediatria social. Ainda até o fim da década de 70, com a perspectiva da transferência da FCM para o Hospital no Campus, são contratados como docentes os residentes de 3º ano, André Moreno Morcillo, Roberto Marini, Maria Aparecida Brenelli Vitali, Vera Maria Santoro Belangero, Antonia Teresinha Tresoldi, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, José Dirceu Ribeiro, Roberto Tokiaki Nakashima, Luzita Maria Laranjeira Macchiaverni e o pediatra Rober Tufi Hetem.
A década de 80 foi de grande expansão do Departamento. Primeiramente mudando para o campus os ambulatórios e depois a enfermaria e com a implantação do serviço de neonatologia no CAISM. As especialidades começaram a se estabelecer. A Profa. Silvia Brandalise criou o Boldrini mudando completamente o prognóstico dos pacientes com leucemia e câncer. Em 1984 veio o Prof. Edgard Ferro Collares, que além de participar da enfermaria montou um laboratório de gastroenterologia e orientou vários docentes para a obtenção do título de doutor. Foram criados o ambulatório de problemas de crescimento, os serviços de nefrologia, pneumo-imuno, endocrinologia, reumatologia, terapia intensiva, emergência. Foi ampliada a área de Pediatria Social com atendimento em Centros de Saúde da Rede de Campinas. Foram contratados os docentes Dayse Maria Borges Keiralla, Fernando Perazzini Facchini, Maria de Lurdes Zanolli, Agnes Antonietta Gianninni Guglielmi, Izilda Rodrigues Machado Rosa, Sofia Helena Valente de Lemos Marini, Roberto Teixeira Mendes, Eduardo Marques Gamba, Fábio Bucaretchi, Francisco Mezzacappa Filho, Angélica Maria Bicudo Zeferino, Maria Aparecida Affonso Moysés, Abimael Aranha Netto, Maria Ângela Reis de Góes Monteiro Antonio, Denise Barbieri Marmo, Maria Aparecida Marques dos Santos Mezzacappa, Elizete Aparecida Lomazi da Costa Pinto, Emílio Carlos Elias Baracat, Eliana de Melo Barison, Sérgio Tadeu Martins Marba, Gil Guerra Júnior, Gabriel Hessel e Sumara Zuanazi Pinto Rigatto.
Em 1988 foi criado o curso de Pós Graduação em Pediatria, que em consonância com o que vem ocorrendo com outros cursos de PG, passou a chamar-se em 2001 Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, atendendo assim a demanda de outros profissionais da área da saúde com interesse em capacitar-se e titular-se para o ingresso em carreira universitária. Na década de 90 foram contratados os professores Antonio Condino Neto, Carlos Roberto Soares Freire de Rivorêdo e Marcos Tadeu Nolasco da Silva.
Em 1998, atendendo à reivindicação antiga do Departamento de Pediatria, o então Reitor da Unicamp, Prof. José Martins Filho inaugurou o Centro de Investigação em Pediatria, sendo o seu primeiro coordenador. Esse centro ampliou as possibilidades de pesquisa do departamento. Com a aposentadoria do Prof. Martins, a coordenação passou para o Prof. Condino que posteriormente, passou para a Profa. Marluce Vilela, sendo sua coordenadora atualmente.
Nas comemorações de 30 anos da Faculdade os alunos de graduação homenagearam o departamento como o que oferecia o melhor curso da FCM.
Recentemente foram contratados os docentes Mariana Porto Zambon, Lilia Freire Rodrigues de Souza Li e Ricardo Mendes Pereira.
Além do envolvimento do departamento com o ensino, assistência, pesquisa e extensão, os docentes vêm, em diferentes oportunidades, participando de diferentes instâncias administrativas da Unicamp e da FCM, como direção da faculdade, coordenação da pós graduação, câmara de pesquisa, coordenação da comissão de residência médica, superintendência do Hospital das Clínicas, comissão de extensão, pró reitoria e inclusive a reitoria, coordenação de ensino de graduação.
Esse envolvimento do departamento ilustra o comprometimento de seus docentes em contribuir com a formação de recursos humanos e com o desenvolvimento do conhecimento de qualidade em consonância com as necessidades do país, e buscando dentro de suas competências “aliviar a canseira da existência humana”.
Para o seu “crescimento e desenvolvimento” o departamento contou com a colaboração e dedicação de médicos assistentes e funcionários, que participam e colaboram em suas atividades, garantindo uma assistência de alto nível e tranqüilidade administrativa, quer sejam no ensino de graduação, como de residência e pós-graduação.
Assim, os funcionários que passaram em diferentes épocas e/ou continuam suas atividades junto ao departamento são: Dona Lilian, Renato Ottorino, Luis Celso, Paulo Lopes, Juarez, Amarildo, Osvaldo, Wanda Lígia, Sandrinha, Cidinha, Carlos Romeo, Dona Corina, Maria da Penha, Izabel, Jone, Ana Paula, Simone Cristina e Sandra Regina.
Infelizmente alguns já não se encontram entre nós, mas permanecem suas lembranças.

texto escrito em 2009 pelos seguintes professores:
Antonio de Azevedo Barros Filho
Antonio Fernando Ribeiro
José Martins Filho


Coordenadores

Prof. Dr. Gabriel Hessel - Currículo Lattes
MS-5.3, RDIDP
Pediatria
Chefe do Departamento
TEL. (19) 3521.7193

Profa. Dra. Izilda Rodrigues Machado Rosa - Currículo Lattes
MS-3.2, RDIDP
Pediatria
Vice-Chefe do Departamento

Secretaria Geral do Departamento

Sandra Regina Cardoso
Tel. 3521-7193
Secretária Geral do Departamento de Pediatria 

Ana Paula Monteiro
Tel: 3521-7082
Secretária Responsável pela Graduação e SIPEX da Pediatria


 

Contato

Departamento de Pediatria/FCM/UNICAMP Rua Tessália Vieira de Camargo, 126 Barão Geraldo - Campinas - SP
CEP: 13083-887
Fone (19) 3521-7082 / 3521-7193
FAX (19) 3521-7322
glqxz9283 sfy39587stf02 mnesdcuix8