Cursos de Medicina e Fonoaudiologia recebem cinco estrelas do Guia do Estudante

Enviado por Edimilson Montalti em Fri, 21/12/2018 - 10:10

Os cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp receberam cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. A avaliação constará da publicação GE Profissões Vestibular 2018/2019, que passa a circular nas bancas no mês de dezembro desse ano. Desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, o curso de medicina ocupa a primeira colocação como o mais disputado da Universidade. Em 2018, a relação candidato-vaga para Medicina foi de 330,0 e para Fonoaudiologia foi de 16,5. (Veja tabela na Comvest).

De acordo com Joana Fróes Bragança Bastos, coordenadora de graduação do curso de Medicina, a alta demanda pelo curso se deve ao fato da FCM contar com excelente grupo de docentes e funcionários,  infraestrutura e  campos de estágio de excelência como o Hospital de Clínicas, Hospital da Mulher (Caism), Gastrocentro, Hemocentro, Hospital Estadual de Sumaré, além de grande atuação junto à rede básica de Campinas.

“Além disto, a inclusão de novas tecnologias e metodologias em aprendizado e constante aprimoramento curricular favorecem a formação de alta capacidade técnica e humanística de nossos alunos. Esses, com certeza, são alguns pontos que devem ter contribuído para a avaliação do GE”, destaca Joana.

Para Christiane Marques do Couto, coordenadora de graduação do curso de Fonoaudiologia da FCM, o curso tem um projeto pedagógico embasado nas diretrizes curriculares nacionais, os professores têm doutorado e a maioria têm dedicação exclusiva ao ensino, que é objeto de reflexão constante do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDS) e da Comissão de Ensino de Graduação (CEG). Outro ponto é a característica multidisciplinar que envolve duas unidades de ensino da Unicamp: a FCM e o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

“O currículo reflete a importância das  áreas biológicas, exatas e humanas e contempla o panorama atual da profissão e as necessidades do país. Adotamos métodos ativos de aprendizagem com foco na prática da fonoaudiologia. Nossos alunos têm espírito investigativo e inovador e ótimo desempenho na pós-graduação, concursos públicos ou no próprio mercado de trabalho”, pontua Christiane.

O Guia do Estudante (GE) realiza a avaliação anual de cursos superiores há mais de 25 anos. Durante nove meses, os profissionais do GE contaram com a ajuda de professores e coordenadores de mais de duas mil faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados. Veja os critérios de avaliação do GE.