Exposição Mãos que Alimentam

Data: 
Qua, 05 Ago 2015 até Sex, 28 Ago 2015
Local: Espaço das Artes da FCM

Desde tempos imemoriais, o homem se deu conta de que não existe “instrumento” mais perfeito que as suas mãos. A despeito do imenso avanço tecnológico registrado nas últimas décadas, a ciência ainda não conseguiu desenvolver uma prótese que consiga reproduzir com a mesma precisão – e delicadeza - os movimentos executados por esse órgão humano. Especialmente na gastronomia, as mãos são “ferramentas” fundamentais no preparo da comida que alimenta o corpo e também a alma.

Neste ensaio fotográfico, o objeto são as mãos de chefs e cozinheiros em plena atividade. As imagens foram feitas ao longo dos últimos quatro anos, no contexto de um trabalho de divulgação da cultura gastronômica de Campinas e região, que segue tendo continuidade.

Esta mostra é também um convite a uma ‘refeição com os olhos’.

Ronei Aparecido Thezolin nasceu no município de Divinolândia, São Paulo. Formado em comunicação social jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas/SP. Concluiu a pós-graduação em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo. Em 2002 entrou para a Assessoria de Comunicação e Imprensa – Ascom – Unicamp, atuando como redator, na divulgação de pesquisas realizadas na instituição, na fotografia e também nas redes sociais. Mantém o blog Olhar Gastronômico que tem o objetivo a divulgação da cultura gastronômica de Campinas e região, e também, o blog Spresso do Café, onde escreve notícias relacionadas à produção, comercialização e história da bebida mais consumida no país.