Lançamento do livro "Ayahuasca Shamanism: in the Amazon and Beyond"

Data:
Qua, 05 Ago 2015
Local: FCM/Anfiteantro I, Legolândia

A Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP convida para a apresentação de lançamento do livro "Ayahuasca Shamanism: in the Amazon and Beyond", ministrada por Beatriz Caiuby Labate, có-editora da publicação.

Horário:

Debatedores:
Taniele Rui (FGV-SP/CEBRAP)
Paulo Dalgalarrondo (FCM-UNICAMP)

Sobre a obra:

A apresentação oferecerá uma visão geral do livro Xamanismo da Ayahuasca na Amazônia e Além (Ayahuasca Shamanism in the Amazon and Beyond), coeditado por Beatriz Caiuby Labate e Clancy Cavnar e publicado pela Oxford University Press em 2014. O livro discute como a epistemologia e a ontologia ameríndias se relacionam com certos rituais xamânicos indígenas da Amazônia difundidos em sociedades ocidentais, e como as culturas indígenas, mestiças e cosmopolitas dialogaram e transformaram essas tradições da floresta. A coleção focaliza, igualmente, como os rituais xamânicos têm se difundido e desenvolvido nos contextos urbanos pós-tradicionais em todo o mundo. Dá-se especial atenção à ayahuasca, bebida psicoativa normalmente composta por duas plantas, a liana Banisteriopsis caapi e folhas do arbusto Psychotria viridis. O uso da ayahuasca expandiu-se para além de sua origem amazônica e gerou inúmeras respostas legais e culturais nos países para onde se difundiu. Os capítulos abordam algumas das formas em que essas respostas influenciaram o planejamento e desempenho do ritual em contextos tradicionais e não tradicionais. O livro analisa como povos indígenas e seringueiros deslocados estão engajados em uma reinvenção criativa de rituais e como esses rituais ajudam a construir alianças étnicas, bem como estratégias culturais e políticas para suas posições marginalizadas. O livro explora, igualmente, o fascínio moderno pela “tradição” e o “outro”. Este fenômeno está diretamente ligado a temas clássicos e contemporâneos da antropologia. Um deles é a relação entre a expansão do ecoturismo e do turismoétnico, revitalizações recentes de culturas indígenas e a emergência de novas identidades étnicas. Outro foco deste livro recai sobre tendências na comodificação de culturas indígenas em contextos pós-coloniais, bem como a combinação de xamanismo com uma rede de serviços relacionados à saúde e à espiritualidade. Finalmente, o livro trata do tópico da hibridização de identidade nas sociedades globais. As etnografias não publicadas anteriormente e as análises apresentadas nesses capítulos ajudam na compreensão do papel do ritual na mediação do encontro entre as tradições indígenas e as sociedades modernas.

Evento terá participação da có-editora do livro
Beatriz Caiuby Labate é Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.  Suas principais áreas de interesse são o estudo de substâncias psicoativas, políticas sobre drogas, xamanismo, ritual e religião. É Professora Visitante do Centro de Pesquisa e Estudos de Pós Graduação em Antropologia Social (CIESAS), em Guadalajara, e Professora Associada do Programa de Política de Drogas do Centro de Pesquisa e Ensino em Economia (CIDE), em Aguascalientes, México. Também é co-fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e editora de seu site (http://www.neip.info). É autora, coautora e coeditora de treze livros, de uma edição especial de um jornal acadêmico e de vários artigos indexados. Para mais informações, ver: http://bialabate.net