Seminário Farmacoeconomia

FARMACOECONOMIA: COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

26 de novembro de 2015 - quinta-feira

LOCAL

Sala PB14 - Ciclo Básico 2 – Unicamp - 2.º andar (em frente ao Restaurante Universitário – RU) - Rua Sérgio Buarque de Hollanda, 250, Campus da Unicamp, Distrito de Barão Geraldo, Campinas - SP.

OBJETIVO

O seminário tem por objetivo demonstrar a importância da farmacoeconomia na área da saúde destacando, especialmente, a atuação dos profissionais para otimização de recursos com esta ferramenta.

PÚBLICO ALVO

• Profissionais da saúde (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, dentre outros)
  • Economistas da saúde
  • Profissionais de ATS
  • Alunos de graduação (vagas limitadas)
  • PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

• 8h00 - Credenciamento
  • 8h30 - Cerimônia de abertura
  • 9h00 - Conferência - Fundamentos em Farmacoeconomia: quantificação e métodos de análise
  • Moderador - Profa. Dra Mariângela Ribeiro Resende - Professora assistente de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM-Unicamp, Coordenadora da Seção de Epidemiologia Hospitalar (SEH) do HC-Unicamp e Vice-coordenadora da NATS do HC-Unicamp.
  • Conferencista - Profa. Dra. Patrícia Moriel – Professora Dra da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, docente da Farmácia Clínica do HC-Unicamp
  • 10h00 - Coffee break
  • 10h20 - Palestra - Estimativa da efetividade e escolha de desfechos em saúde
  • Moderador – Representante do Conselho Regional de Farmácia
  • Palestrante – Prof. Dr. Alexander Itria - Economista, docente do Núcleo de Economia e Avaliações da Saúde do Departamento de saúde coletiva.  Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública. Universidade Federal de Goiás
  • 11h20 - Palestra - Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde
  • Moderador - Enfa. Me. Eliane Molina Psaltikidis - Assessora do NATS-HC Unicamp
  • Palestrante - Prof. Dr. Everton Nunes da Silva - Economista, Professor adjunto do curso de saúde coletiva da Universidade de Brasília-UNB.
  • 12h20 - Almoço

TARDE

• 13h20 às 15h20 - Mesa redonda - Utilização prática de farmacoeconomia em hospitais: relato de casos
  • Coordenador da Mesa– Prof. Dr. Joaquim Murray Bustorff-Silva– Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp, Coordenador do Serviço de Cirurgia Pediátrica da FCM-UNICAMP e Coordenador do NATS HC-Unicamp.
  • Caso 1 - Farm. Me. Silvia Granja - Diretora do Serviço de Farmácia do HC-Unicamp.
  • Caso 2  – Dr. André Deeke Sasse- oncologista clínico e coordenador do Centro de Evidências em Oncologia do HC-Unicamp.
  • Caso 3 – Farm. Daniela Archanjo - Farmacêutica Clínica e Hospitalar, consultora e docente Farmacêutica, coordenadora do Serviço de Farmácia do Hospital Estadual Mario Covas.
  • Caso 4  – Prof. Leonardo Regis Pereira - Professor da Faculdade de Ciências  Farmacêuticas da USP Ribeirão.
  • 15h20 - Coffee break
  •
  • 15h40 às 17h20 - Mesa redonda - Farmacoeconomia como ferramenta na busca de equidade
  • Moderador – Profa. Dra. Patrícia Moriel – Professora Dra. da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, docente da Farmácia Clínica do HC-Unicamp.
  • Debatedor 1 - Profa. Dra Mariângela Ribeiro Resende - Professora assistente de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM-Unicamp, Coordenadora da Seção de Epidemiologia Hospitalar (SEH) do HC-Unicamp e Vice-coordenadora da NATS do HC-Unicamp.
  • Debatedor 2 - Prof. Dr. Everton Nunes da Silva - Economista, Professor adjunto do curso de saúde coletiva da Universidade de Brasília-UNB.
  • Debatedor 3 – Palestrante – Prof. Dr. Alexander Itria - Economista, docente do Núcleo de Economia e Avaliações da Saúde  do Departamento de saúde coletiva.  Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública. Universidade Federal de Goiás.
  • 17h30 - Encerramento

ORGANIZAÇÃO

• Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital de Clínicas da Unicamp
  • Serviço de Farmácia do Hospital de Clínicas da Unicamp