Setembro azul - Dia do surdo

Data:
Qui, 03 Set 2015
Local: Salão Nobre da FCM, 14 horas

O Cepre comemora o “Dia do Surdo” para que a sociedade brasileira tenha mais uma oportunidade de receber informações sobre a Cultura e Identidade Surda. No Brasil, a data de 26 de setembro foi oficializada como o “dia nacional do surdo” pelo Presidente da República no ano de 2008.  Esta comemoração ocorre a nível mundial no último dia do mês de setembro, que ficou conhecido como “Setembro Azul”. Dessa forma, é neste mês que estabelece a divulgação das lutas e conquistas da Comunidade Surda pelos seus direitos linguísticos e culturais. Este ano, o CEPRE enfatiza no evento, as relações familiares no contexto da surdez, no que se refere ao uso da língua de sinais, identidade e cultura surda.

A comunidade surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, oficializada pela Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e homologada pelo Decreto Nº 5.626/2005. Tal decreto reconhece a LIBRAS como a primeira língua do surdo, sendo o português considerada como segunda língua, defendendo a inserção de professores bilíngues e intérpretes nas escolas.

Data: 03/09/2015

Local: Salão Nobre – FCM

Horário: 14:00 horas

Palestra: Família Ouvinte e filho surdo: comunicação em foco