Identidade visual

Criação

A assinatura visual da FCM foi criada em 1982 por Vilma Proire, diretora do Serviço de Recursos Audiovisuais da FCM. O memorial descritivo publicado na edição de 1989 do Boletim FCM explica os conceitos filosóficos que levaram a sua criação. Sem perder a sua identidade, simbolizando a medicina, o Sol, o Universo e o conhecimento, o logo da FCM tem sido usado em vários momentos marcantes da história da Faculdade.

Em 2023, o desenho foi atualizado por Bruno de Jorge e Mario Moreira da Silva. Foram feitos ajustes técnicos e aplicada uma nova tonalidade de verde.

Marca comemorativa dos 60 anos

Em 2023, a FCM Unicamp comemora seu 60º aniversário. Para marcar essa data tão importante, foi desenvolvida uma marca comemorativa, que pode ser baixada na página Download.

Regras para utilização da assinatura visual

- A assinatura visual da FCM, popularmente conhecida como "marca", nunca deve ser aplicada sozinha, sem estar acompanhada da marca da Unicamp à sua direita.

- Não deve ser utilizada a versão somente com o símbolo da assinatura visual da FCM ou da Unicamp (ou seja, não deve ser utilizada sem os textos "Faculdade de Ciências Médicas" e "Unicamp").

- A marca comemorativa dos 60 anos da FCM Unicamp também deve seguir as orientações acima.

Caso tenha alguma dúvida em relação a aplicação da assinatura visual da FCM Unicamp, encaminhe um e-mail para caacfcm@unicamp.br