47ª turma de Medicina: aula da saudade, violão, ação consciente e emoção marcam despedida

“A gente fica esperando os grandes sentidos da vida para dar o passo seguinte. Mas o sentido da vida está nas pequenas coisas do dia a dia. Se cada paciente sair satisfeito e melhor, após a consulta, com certeza vocês contribuíram para mudar a vida dele e a realidade da saúde no país.” Com essa fala, o médico Marcelo Schweller encerrou a aula da saudade dos alunos da 47ª turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp na manhã dessa quinta-feira (23).

Como homenagem final à turma que o escolheu para ministrar a última aula que faz parte da tradição da conclusão do curso antes da formatura, Marcelo preparou um vídeo com as fotos dos alunos. O inusitado ficou por conta da trilha sonora, feita ao vivo, no violão, pelo próprio professor. A emoção tomou conta dos médicos recém-formados, pais e amigos que acompanharam a aula.

Após a aula da saudade, os alunos descerraram o quadro de fotos no saguão de entrada da faculdade. Tiago Grangeia, patrono da turma, disse que a cerimônia é uma marca que ficará registrada na vida de cada aluno, mas que é preciso “ficar registrado no coração”. Ricardo Mendes Pereira, paraninfo da turma, disse que a vida é feita de ciclos e que aquilo não é o fim, apenas o começo. “Escutem os seus pacientes. Estaremos do lado de vocês, quando precisarem”, disse.

Na sequência, todos se dirigiram para o memorial da FCM onde foi descerrada a placa com o nome de todos os formandos de 2014. Tradicionalmente, os agora ex-alunos participam de um banho de lama nas dependências do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Esse ano, por causa da crise de água, esse ritual foi suspenso.

“Por unanimidade, após votação, a turma decidiu não realizar o banho de lama”, disse o presidente da comissão de formatura da 47ª turma de Medicina, Rafael Gomes.