Aprimoramento da FCM tem nova coordenação. Inscrição para cursos vão até 26 de setembro

Na última quarta-feira (27), a professora Maria Inês Rubo de Souza, do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, assumiu a coordenação dos Programas de Aprimoramento Profissional (PAP) para o próximo quadriênio. Ela assumiu o cargo no lugar da professora Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, homenageada na ocasião pelos trabalhos realizados durante a sua gestão.

Os cursos de Aprimoramento Profissional e Especialização não Médica são destinados aos recém-graduados de diferentes cursos superiores, na modalidade de pós-graduação lato sensu. Têm por objetivo a capacitação para o exercício profissional através de treinamento em serviço sob supervisão de profissionais qualificados da área da saúde em instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os aprimorandos são selecionados através de concurso público realizado no final de cada ano, recebem bolsa de estudos e cumprem carga horária de 40 horas semanais, sendo 20% de conteúdo teórico e 80% de atividades práticas. Atualmente, são 53 programas e 86 bolsas distribuídas pelos departamentos e unidades da FCM: Clínica Médica, Radiologia, Patologia Clínica, Cirurgia, Tocoginecologia, Saúde Coletiva, Desenvolvimento Humano e Reabilitação Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Psicologia Médica e Psiquiatria e a Faculdade de Enfermagem.

Vagas abertas
Até o dia 26 de setembro, o PAP recebe inscrições para 52 cursos de especialização para não-médicos.  Ao todo, são 134 vagas. Os cursos são voltados a nutricionistas, biomédicos, assistentes sociais, profissionais de educação física, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, professores, entre outros. As aulas têm início em março de 2015. A duração é de um ano. As inscrições podem ser feitas até 26 de setembro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Acesse o edital:  http://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/edital_aprimoramento_2015.pdf