Boletim da FCM completa 10 anos e se renova

O Boletim da FCM completa dez anos! Para comemorar essa data história, a Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, por meio das áreas de Assessoria de Relações Públicas e Apoio Didático, Científico e Computacional, lança a nova versão – impressa e digital – de uma publicação de sucesso que tem suas bases na década de 1980. (Veja edição online).

A primeira versão do Boletim da FCM, de seis páginas, surgiu em 1988. Um ano depois, em 1989, surge a Revista da FCM com o objetivo de “divulgar extramuro o trabalho dos docentes e facilitar a integração da faculdade com a comunidade”. A Revista durou até 2002 e teve nesse período 14 edições, com hiato de publicação entre 1995, 1997, 1999 e 2000. Em 2001, surge o FCM Eventos. Essa publicação substituiu o Boletim da FCM. Alguns anos depois, o FCM Eventos para de ser publicado. Somente em 2005, o Boletim da FCM volta a ser impresso.

No editorial da primeira edição do Boletim da FCM, escrito em 2005 pela então diretora da faculdade, Lilian Tereza Lavras Costallat e pelo diretor-associado José Antonio Rocha Gontijo, ambos descrevem que a pretensão do Boletim é “refletir esta Instituição e suas finalidades (ensino, pesquisa e extensão) antevendo suas possibilidades de um futuro produtivo e exigente, mostrando as lutas do passado que a trouxeram até o lugar em que hoje se encontra”.

Hoje, uma década depois, o Boletim da FCM passa por uma readequação de tamanho, linguagem, conteúdo e identidade visual. Avançar nesses campos é garantir uma existência longa e conectada com as mudanças da modernidade, trazendo à comunidade a sólida produção acadêmica e científica da FCM, numa linguagem acessível a todos os leitores.

Prof. Dr. Ivan Felizerdo Contrera Toro
Diretor da FCM