Diabetes na Praça acontece dia 29, em Campinas

Desde 2007, a Organização das Nações Unidas definiu o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes e inúmeras ações são realizadas, mundialmente, em todo o mês de novembro, denominado, por esse motivo, “Novembro Azul”. O tema central da campanha em 2014 é ”Vida Saudável e Diabetes”,  focando a importância da adoção de uma alimentação saudável, a prática do exercício físico e da educação em Diabetes que tem como objetivo  a necessidade crescente de informações à população sobre o diabetes e o aumento de programas de prevenção, para evitar ou retardar a doença. 

Em Campinas, no dia 29 de novembro, sábado, na Praça Ruy Barbosa, no centro de Campinas, das 8 às 13 horas, acontece o “Diabetes na Praça”, onde serão realizados, simultaneamente, exames de detecção de diabetes, detecção de risco de pé diabético, avaliação de antropometria, orientações de alimentação saudável e atividade física entre outras. O evento contará com a participação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, Sociedade Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), hospitais Mario Gatti e Celso Pierro, Prefeitura Municipal de Campinas, Faculdade São Leopoldo Mandic, Unimed Campinas e o Cepid de Obesidade da Unicamp.

“Teremos ações gratuitas para a população de detecção de diabetes. Nos demais dias do mês, haverá distribuição de material educativo sobre diabetes no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, além da colocação de faixas e cartazes pela universidade, chamando a atenção para o diabetes”, explica Maria Cândida Parisi, assistente da disciplina de endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e coordenadora da campanha em Campinas.

Dados do Censo 2010 do IBGE apontou que o número estimado de diabéticos no Brasil é de cerca de 12 milhões. Perda de peso considerável sem dieta ou exercício físico, sede, vontade constante em urinar e desânimo podem ser sintomas de diabetes. “Estima-se que até 2030 cerca de 330 milhões de pessoas no mundo terão diabetes. Desse total, 90% serão do tipo 2 e cerca de 10% do tipo 1. O diabetes é uma doença silenciosa”, explica o endocrinologista da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) Walter Minicucci.

O objetivo das ações do Novembro Azul é chamar a atenção dos brasileiros para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença.

O Dia Mundial do Diabetes é promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com o apoio da Associação de Diabetes Brasil (ADJ), Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) -, a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e a Diretoria de Promoção da Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia.