Encontro sobre disfunções urinárias reúne especialistas mundiais

De 20 a 24 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro sedia o encontro anual da International Continence Society (ICS). O evento reúne especialistas no tratamento de disfunções urinárias. Novas pesquisas para o tratamento da incontinência serão apresentadas durante o ICI. (Veja programação e inscrição).

Um estudo experimental feito recentemente na Unicamp, em colaboração entre os Departamentos de Farmacologia e de Urologia, demonstraram que camundongos obesos com resistência à insulina apresentavam importantes alterações do funcionamento da bexiga.

“Isto talvez explique os sintomas que os obesos apresentam em relação ao funcionamento da bexiga e próstata. Novos estudos são necessários para confirmar essas vias de ações e, com isso, melhorarmos o tratamento desse grupo de pacientes”, disse o urologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e presidente do ICS, Carlos D´Ancona.

Ainda de acordo com D´Ancona, outros estudos mostraram que pacientes obesos do sexo masculino, quando operados da próstata, mantinham os sintomas no pós-operatória; e as mulheres que foram operadas para tratamento da incontinência urinária de esforço demonstraram maior índice de falha após a cirurgia. “Esses pacientes deveriam emagrecer antes de fazer tratamento cirúrgico para essas alterações”, recomenda.