Triagem visual em bebês deve ser entre segundo e terceiro mês de vida, aponta pesquisa premiada da FCM

A pesquisa “Triagem visual de lactentes: medida de promoção à saúde ocular”, de Solange G Ravanini, Heloisa G R Gardon Gagliardo, Maria de Lurdes Zanolli e Maria Francisca Colella dos Santos, docentes dos Departamentos de Desenvolvimento Humano e Reabilitação e Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, recebeu o prêmio Educação em Saúde Ocular.

A premiação ocorreu durante o XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, realizado no início de setembro de 2014, em Pernambuco, em Recife. O prêmio foi entregue pela secretária geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Keila Monteiro de Carvalho, docente do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FCM.

“A premiação reflete o reconhecimento pela importância das parcerias interdisciplinares na realização de pesquisas com vistas ao fomento de ações no campo da saúde pública”, disse a terapeuta ocupacional Heloisa Gagliardo.

Para a pesquisa, foram estudados 1.073 recém-nascidos (50,1% meninos, 49,9% meninas), sendo 688 no primeiro mês, 229 no segundo e 156 no terceiro mês de vida atendidos no Centro de Estudos em Pesquisas e Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” (Cepre). As pesquisadoras avaliaram a fixação ocular, o contato de olho do bebê com o examinador, o sorriso como resposta ao contato social, o seguimento visual horizontal e vertical, a exploração visual do ambiente e os movimentos dos braços para pegar objetos visualizados.

De acordo com dados da pesquisa, 99% dos recém-nascidos estabeleceram fixação ocular, contato visual com o examinador, seguimento visual horizontal e exploração visual do ambiente já no primeiro mês de vida. Entretanto, o sorriso como resposta ao contato social, o seguimento visual vertical, a exploração da mão, o movimento dos braços em direção a algum objeto visto variou entre os três meses.

“Com base na pesquisa, a triagem visual dos bebês deve ser realizada entre o segundo e terceiro meses de vida, como medida de promoção da saúde ocular e detecção precoce de alterações visuais”, disse Heloisa.