FEnf completa quadro docente com primeira Professora Titular

Na manhã de quinta-feira (24), após Aula Magistral sobre incontinência urinária e parto seguro, a enfermeira-obstetra Maria Helena Baena de Moraes tornou-se a primeira Professora Titular - Nível MS-6, da Faculdade de Enfermagem (FEnf). Cerca de um ano e meio depois de aprovada a criação da unidade pelo Conselho Superior da universidade, a FEnf completa seu quadro docente em todos os níveis da carreira do Magistério Superior (MS), composta de cinco níveis.

Em sua arguição, Maria Helena abordou a incontinência urinária e o parto seguro e as implicações decorrentes desses problemas na assistência em enfermagem. Na apresentação, ela abordou as três linhas de pesquisa em que atua (Diagnóstico de Enfermagem, Informática em Saúde e Saúde da Mulher), demonstrando como deve ser a atuação do enfermeiro nos casos apresentados.

Uma experiência ímpar

Aluna da primeira turma do curso de graduação em Enfermagem (1978-1981), aos 18 anos, Maria Helena ainda não sabia quais rumos tomaria na carreira. Sua dedicação aos estudos, o gosto pelos livros de anatomia mais complexos, foram características que despertaram o interesse dos professores logo nos primeiros anos de curso. “Os professores tinham razão quando falavam da minha vocação para a docência. Como docente, eu posso fazer a assistência, o ensino e a pesquisa que gosto”, diz.

A carreira de professora universitária começaria a ganhar forma em meados de 1984. Aos 24 anos, Maria Helena seria a primeira ex-aluna da graduação a integrar o quando docente. Três décadas depois, uma feliz coincidência: ela também seria a primeira docente titular da FEnf, reconhecida como unidade acadêmica pelo Conselho Superior (Consu) da Unicamp, em 2012.

“Conheço toda a história da Enfermagem. Somos um grupo de guerreiros, altamente produtivos e dedicados. Temos um curso de alta qualidade, com cursos de Mestrado, Doutorado, Estomaterapia e Saúde do Trabalhador”, conta. A trajetória de mais de 35 anos da Enfermagem da Unicamp é marcada por muitos momentos de superação, conquistas e desenvolvimento. Maria Helena teve a oportunidade de vivenciar a maior parte deles.  “Uma experiência ímpar. Conheço toda a trajetória, não porque alguém me contou, mas porque eu vivenciei".

Com o primeiro docente titular, Maria Helena explica que a FEnf se torna, de fato, uma unidade independente. Ao completar o quadro docente com todos os níveis da carreira MS, a unidade está apta a criar a própria Congregação. “Como enfermeira obstetra, estou oficialmente cortando o cordão umbilical com a FCM”, observa de maneira divertida.

Diante do novo cenário, novos desafios e projetos, ressalta: “Vejo o futuro com boas perspectivas. Temos um campo de prática muito bom na Área de Saúde da Unicamp, com o Hospital de Clínicas, Caism, Gastrocentro, Centros de Saúde, entre outros. Acho que o papel da universidade pública é expandir para oferecer toda gama de cursos”.