Gustavo Pereira Fraga assume a presidência da Sociedade Panamericana do Trauma

O médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Gustavo Pereira Fraga assumiu a presidência Sociedade Panamericana do Trauma (SPT) para o biênio 2014/2015. O vice-presidente é Antônio Marttos Jr., professor da Universidade de Miami. A posse aconteceu durante o XXVII Congresso Panamericano do Trauma, ocorrido de 12 a 14 de novembro no Panamá.

Pela primeira vez em um congresso, aconteceu uma sessão em conjunto com a World Society of Emergency Surgery (WSES), com a presença do Secretário Geral da Sociedade, Fausto Catena, da Itália. A presidente da comissão organizadora do congresso foi a médica Martha Quiodettis, do Panamá.

O evento contou com a presença de 70 palestrantes convidados estrangeiros, provenientes de 22 países e teve a apresentação de 163 trabalhos científicos, sendo 28 apresentações orais e um público de 500 pessoas. Do Brasil, participaram aproximadamente 25 representantes, entre médicos, enfermeiras e acadêmicos, dentre eles os médicos da Unicamp Bruno M. T. Pereira, que participou como palestrante e José Cruvinel Neto, que ministrou o curso de Ultrassom em Urgência e Emergência (USET).

O próximo Congresso Panamericano do Trauma será realizado em Santa Cruz, Bolívia, de 10 a 13 de novembro de 2015 e, em 2016, o congresso será no Brasil, em Maceió, Alagoas, junto com o XII Congresso SBAIT e XVIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT).

Essa é a quinta vez que um brasileiro assume a presidência da SPT, que já foi comandada pelos professores Dario Birolini (1990/1991), Samir Rasslan (2002/2003), Raul Coimbra (2009/2010) e Renato Sérgio Poggetti (2010/2011). A sede da SPT continuará na Virginia Commonwealth University (VCU), em Richmond, Virginia, Estados Unidos, tendo como diretor executivo Rao Ivatury e secretário geral Michael Aboutanos, ambos da VCU. Rao Ivatury esteve, inclusive, como professor visitante na FCM de 16 de setembro a 16 de outubro. (Veja matéria.)

Gustavo Pereira Fraga graduou-se em Medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1992. Fez residência médica em Cirurgia Geral (1993 e 1994) e especialização em Cirurgia do Trauma (1995 e 1996). Defendeu dissertação de mestrado em Cirurgia em 2001 e tese de doutorado em 2004, ambas na FCM da Unicamp. Desde 2006, é professor assistente doutor do Departamento de Cirurgia da FCM da Unicamp. Realizou pós-doutorado na Divisão de Trauma, Terapia Intensiva Cirúrgica e Queimados na Universidade da Califórnia, San Diego, com bolsa FAPESP. Desde julho de 2010, é o coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma. É titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). É fellow do Colégio Americano de Cirurgiões (FACS) e da Associação Americana de Cirurgia do Trauma (AAST). Em 2011, começou a participar do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões de Saúde do Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, atuando principalmente nos temas: cirurgia de urgência e trauma; registros e sistemas de trauma, ensino em cirurgia.