Maria Isabel Pedreira de Freitas vence consulta para escolha da nova diretoria da FEnf

A professora Maria Isabel Pedreira de Freitas venceu com 59,5% dos votos válidos a consulta à comunidade para a escolha da nova diretora da Faculdade de Enfermagem (FEnf).  A professora Eliete Maria Silva recebeu 40,5% dos votos válidos. A apuração aconteceu na noite da última sexta-feira (24) na sala 03 da FEnf.
A indicada à diretora associada é a professora Maria Helena de Melo Lima. Na sequência, o quadro geral da consulta para o quadriênio 2014-2018. A posse da nova diretoria da FEnf acontece no dia 21 de novembro, às 15 horas, no auditório 5 da FCM.

História 
Em 1966, o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo autorizou a instalação de uma Faculdade de Enfermagem na Unicamp. Em 1978, o curso de Graduação em Enfermagem iniciou suas atividades, integrado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A criação oficial do Departamento de Enfermagem na estrutura da FCM, com dez docentes, ocorreu somente em 1981.

Em agosto de 2011, a Congregação da Faculdade de Ciências Médicas aprovou o Projeto Faculdade de Enfermagem. No dia 29 de outubro, o Conselho Superior (Consu) da Unicamp acolheu por unanimidade este projeto. Em 07 de agosto de 2012, o Consu aprovou, por unanimidade, a criação da Faculdade de Enfermagem. 

Anualmente, 40 alunos ingressam no curso de Enfermagem pelo vestibular da Unicamp.

Maria Isabel Pedreira de Freitas possui graduação em Enfermagem e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado pela Kapostidrian University of Athens. Defendeu sua livre docência em 2008 pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi membro da Comissão de Especialistas em Educação em Enfermagem de 2000-2002 e 2002 a 2004. É lider do Grupo de Pesquisa e Estudos em Processamento de Artigos de Saúde - GPEPAS, pelo CNPq.  Foi chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2008/2010 e 2010/2012) e diretora associada da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, desde dezembro de 2012. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de artigos críticos de saúde, intra e extra hospitalares, agentes de esterilização, controle de infecção hospitalar, nutrição enteral e parenteral e assistência de enfermagem. É socia fundadora da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral em 1975 e atua em entidades como a American Society of Parenteral and Enteral Nutrition, Federacion Latino-Americana de Nutricion Parenteral y Enteral e da European Society of Parenteral and Enteal Nutrition. É membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirurgico e Centro de Material Esterilizado - SOBECC. 

Maria Helena de Melo Lima é graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Herminio Ometto (1987), mestre em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutora em Biologia Funcional e Molecular na área de Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou pós-doutorado pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade de São Paulo. É professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando princialmente nos seguintes temas: processo do cuidar do paciente diabético e processo do cuidar das complicações crônicas do portador de Diabete Mellito.