Pesquisadores da Unicamp farão monitoramento nutricional da população de Campinas

A partir da última semana de agosto, pesquisadores do Centro Colaborador em Análise da Situação de Saúde da Faculdade de Ciências Médicas farão o monitoramento nutricional da população de Campinas. No total, 3 mil residências serão visitadas pelos entrevistadores do ISACamp Nutri 2014. O setor censitário e domicílios visitados serão o mesmo do projeto ISACamp.

O projeto é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e visa a realização de um inquérito sobre o consumo alimentar e o estado nutricional de adolescentes, adultos e idosos. Os entrevistados responderão um questionário com perguntas voltadas à área de nutrição e terão medidas a altura e circunferência da cintura. Além disso, a pesquisa aferirá o peso de um grupo com 600 pessoas.

“A novidade desse inquérito é a utilização de um software de nutrição, que analisa o consumo alimentar a partir de uma base de dados de centenas de alimentos”, disse a nutricionista Daniela Assumpção, coordenadora operacional da pesquisa.

Na manhã dessa terça-feira (12), ela esteve na rampa do Hospital de Clínicas da Unicamp, acompanhada pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e coordenador do ISACamp Nutri, Antonio de Azevedo Barros Filho. Na ocasião, eles acompanhavam o trabalho de uma equipe multidisciplinar, que prestou avaliação nutricional e deu orientações gerais sobre alimentação saudável a público que passava pelo local.

"Os dados de consumo alimentar serão analisados segundo variáveis socioeconômicas e demográficas; morbidades e deficiências; comportamentos relacionados à saúde, uso de serviços de saúde e práticas preventivas obtidas no projeto ISACamp", observou Daniela.

Leia mais
Unicamp faz pesquisa sobre a saúde da população de Campinas
FCM vai a campo: pesquisadores investigam a saúde da população campineira