Pesquisas do Aprimoramento são destaques também da edição de abril do Boletim da FCM

Mais cinco pesquisas do Programa de Aprimoramento Profissional da FCM são destaques do Boletim da FCM de abril. Os trabalhos publicados nessa edição são: Violência contra a pessoa idosa: o que é preciso saber? Conhecer para Contribuir com os Usuários do Ambulatório de Geriatria do HC/Unicamp, de Eliana Aparecida Goes; Teste Luria-Nebraska para crianças (Tln-C): reunindo propriedades psicométricas de validade e fidedignidade, de Mateus Silvestrin; Percepção dos pais sobre o desenvolvimento comunicativo da criança surda usuária de implante coclear, de Camila de Oliveira; Avaliação da dor em crianças submetidas à fisioterapia respiratória, de Kenia Andreza Martins de Carvalho; Avaliação das alterações hemodinâmicas e ventilatórias durante o treinamento muscular inspiratório com Powerbreathe® em pacientes traqueostomizados, de Lilian Elisabete Bernardes Delazari e Paula Lima da Silva.

Os 10 trabalhos vencedores foram apresentados no dia 25 de fevereiro no auditório da FCM. No total, 58 trabalhos científicos concorreram ao prêmio. O evento marcou a recepção dos 110 novos aprimorandos distribuídos nos 55 cursos oferecidos pela instituição e a conclusão da turma do ano anterior, que apresentou 58 trabalhos científicos. As cinco outras pesquisas vencedoras foram  publicados na edição de março do Boletim da FCM.

O Programa de Aprimoramento foi criado em 1979 pelo Governo Estadual. A Unicamp levou quase 20 anos para implantá-los. Nos últimos sete anos a Unicamp formou em torno de 800 aprimorandos que hoje estão desenvolvendo seu trabalho perante a sociedade. “Isso foi fruto de um amadurecimento e a academia tinha que dedicar sua excelência e qualidade de suas unidades assistenciais para completar formação desses profissionais em consonância com as questões de saúde pública e com o Sistema Único de Saúde”, explica a diretora associada da FCM Rosa Inês Costa Pereira.

A seleção dos alunos para os cursos de Aprimoramento é realizada através de processo seletivo que ocorre entre setembro a novembro de cada ano, com prova objetiva, entrevista e análise de currículo. Os cursos têm início em março e terminam no último dia de fevereiro do próximo ano. A carga horária consiste em 40 horas semanais. Das 1.920 horas do curso, cerca de 20% são destinadas a atividades teóricas. As demais horas são destinadas às atividades práticas.