Pós em Enfermagem recebe diretora da Faculté de Sciences Infirmières do Canadá

O programa de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FENF) recebe a professora e enfermeira Clémence Dallaire, diretora da Faculté de Sciences Infirmières, da Universidade de Laval, Québec, Canadá, nesta terça-feira (2). Clémence é convidada pelo programa Professor Visitante do Exterior, que tem apoio do CNPq e do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na Unicamp, Clémence será recebida no dia 2 de setembro na Faculdade de Enfermagem. Nos dias 3 e 4, ela realiza o seminário “Saber Científico na Enfermagem”, no anfiteatro da Comissão de Pós-Graduação e no dia 5 de setembro, ela encerra sua visita à Unicamp com a conferência “A dimensão política do trabalho do enfermeiro”, no anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC).

Clémence é reconhecida em Québec e em outras províncias do Canadá por seu engajamento na promoção da Enfermagem como disciplina e no avanço da qualidade do cuidado. Entre outras realizações, destaca-se a série de estudos sobre Cuidado e Gestão, os quais permitiram avaliar os efeitos de medidas de gestão no desenvolvimento da competência da enfermeira especialista; a implantação de clínicas especializadas na região de Québec, assim como a análise aprofundada do papel e das funções do enfermeiro e sua contribuição no sistema de saúde.

É editora do livro “Saber em Enfermagem”. Em 2014, recebe o Prêmio Rachel-Bureau, concedido pela Ordem Regional dos enfermeiros e enfermeiras de Québec e que representa a mais alta distinção, em nível regional, de reconhecimento à contribuição para o avanço da profissão.

Outras informações junto à Secretaria de Pós-Graduação em Enfermagem da FEnf da Unicamp, pelo telefone (19) 3521-8836.