Primeira diretoria eleita
toma posse na FEnf

24/11/2014 - 11:11

A professora Maria Isabel Pedreira de Freitas tomou posse na última sexta-feira (21) como a primeira diretora eleita da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp, para o cumprimento de um mandato de quatro anos. Ela substitui a professora Fernanda Aparecida Cintra, que por dois anos exerceu a função de diretora “pró-tempore”. Maria Isabel terá a seu lado, como diretora associada, a professora Maria Helena de Melo Lima. A solenidade de transmissão do cargo, presidida pelo coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, que representou o reitor José Tadeu Jorge, ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Em seu discurso de despedida, a professora Fernanda destacou alguns dos avanços obtidos durante a sua gestão, entre eles a ampliação do número de docentes. Segundo ela, a despeito das dificuldades naturais enfrentadas por uma unidade em fase de institucionalização, o período foi marcado por investimentos no processo de ensino e aprendizagem e no estímulo à mobilidade estudantil, bem como na busca por cooperações científicas nos âmbitos nacional e internacional. As conquistas, observou, somente foram possíveis graças ao comprometimento de alunos, funcionários e professores.

Ao falar como primeira diretora eleita da FEnf, a professora Maria Isabel reconheceu que enfrentará diversos desafios. Entretanto, ela se comprometeu a encará-los com ação e tenacidade. “Agradeço a confiança da comunidade da Faculdade, com a qual trabalharei em conjunto e sob os princípios da ética”, disse. Entre os pontos que pretende priorizar, a docente assinalou a reforma do projeto pedagógico do ensino de graduação e a intensificação das atividades de internacionalização. “Também procuraremos estimular a criatividade dos alunos, de modo que eles possam propor inovações que atendam aos interesses da sociedade”, complementou.

Ex-diretor da FCM e atual pró-reitor de Graduação da Unicamp, Luis Alberto Magna lembrou que a transformação do antigo Departamento de Enfermagem da FCM em Faculdade de Enfermagem era uma aspiração antiga. “Hoje, com a unidade já institucionalizada, vemos com clareza que esse desejo era mais que justificado. Foi uma trajetória cumprida com algumas dificuldades, mas coroada de pleno sucesso”, considerou.

O coordenador-geral da Unicamp também fez referência ao processo de criação da FEnf. Alvaro Crósta citou que integrou a comissão instituída pelo Conselho Universitário (Consu) para analisar a proposta. “Por isso, a posse da primeira diretoria eleita desta unidade se torna tão representativa para mim”. O dirigente assinalou, ainda, a importância da carreira de enfermeiro, afirmando que este profissional “é protagonista do sistema de saúde do país”.

Ao encerrar o seu discurso, Crósta fez um desafio à diretora da Fenf, baseado em uma das recomendações presentes no relatório da comissão que analisou a indicação de criação da Faculdade. “Gostaria de propor que uma das metas para o futuro próximo da FEnf seja a ampliação do número de vagas na graduação. Da parte da Administração Central da Unicamp, vamos dar todo apoio possível nesse sentido”, adiantou.