Unicamp e Unifesp realizam seminário sobre indicadores de avaliação de saúde mental

O grupo Saúde Mental e Saúde Coletiva: Interfaces do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e o LaborAl – Avaliação de Programas e Serviços, da Universidade Federal de São Paulo da Baixada Santista, divulgaram na manhã desta sexta-feira (2) os indicadores preliminares da pesquisa para avaliação e monitoramento dos serviços de saúde mental dos CAPS III do Estado de São Paulo. A apresentação aconteceu no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp durante a realização de um seminário com a presença de Roberto Tykanori, coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

“Fizemos um curso de pesquisa e intervenção para capacitar as próprias

 pessoas que vão aplicar, agora, os indicadores. Trabalhamos ao longo de um ano com 60 gestores e trabalhadores de 29 CAPS III. Um leque de indicadores foram testados a partir de estudos e trabalhos de campo. Com esse instrumento em mãos, poderemos avaliar os serviços. Teremos mais seis meses para divulgar a pesquisa que teve apoio do projeto Políticas Públicas-SUS da FAPESP e encaminhar os artigos”, disse a professora e pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Rosana Onocko Campos, sem citar os resultados.

No Estado de São Paulo existem 32 CAPS III que prestam atendimento 24 horas para pacientes graves de saúde metal. Eles trabalham com os pacientes em crise, previnem e evitam internações psiquiátricas. Os usuários dos serviços também foram ouvidos durante a elaboração dos indicadores, algo raro em pesquisas no Brasil, segundo a pesquisadora e coordenadora do Interfaces.

“A finalização desta etapa será uma 'festa' para os participantes desta fase da pesquisa. À medida que os serviços são submetidos a processos de avaliação permanente e sistemática, todos são beneficiados. Se mantivermos esse processo sustentável, entraremos num ciclo virtuoso, melhorando cada vez mais o serviço público”, disse Rosana.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Divulgação