Unicamp recebe visitas internacionais
de Oxford, Cantabria, UPTC e Warwick

01/08/2014 - 13:00

Andrew Hamilton durante palestra no IB

Alex Miles: “Estamos completando 50 anos e nosso foco é no futuro”

As comitivas de Cantabria e da Unicamp na CPV

Os reitores José Tadeu Jorge (à dir.) e Gustavo Álvarez

A Unicamp, por meio da Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), recebeu, na última quarta-feira (30), autoridades da Universidade de Oxford (Inglaterra). A comitiva esteve composta por Andrew Hamilton, vice-chanceler daquela instituição, Nina Tomlin, do Setor de Organização Internacional e Estratégia; Wen Hwa Lee, do Consórcio de Alianças Estratégicas, e Roberta Gregoli, consultora da Unesco na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e na Universidade de Oxford.

Na Unicamp, Hamilton ministrou aos estudantes uma palestra sobre as oportunidades existentes na pós-graduação e em áreas de pesquisa daquela universidade. O evento lotou a Sala da Congregação do Instituto de Biologia (IB).

Na palestra, ele disse que a Oxford tem interesse em receber estudantes brilhantes, indivíduos que podem contribuir de forma significativa para a sociedade, a exemplo dos vários indivíduos formados na instituição. Ele também explanou sobre sobre as oportunidades de intercâmbio, inclusive com a possibilidade de obtenção de bolsas, incentivando os estudantes interessados da Unicamp a procurarem mais detalhes no site da universidade. Após a palestra, a comitiva visitou as instalações do Structural Genomics Consortium (SGC), no IB, e o Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG).

O encontro, segundo Laura Sterian, assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF), mostrou o interesse especial que a Universidade de Oxford, uma das mais tradicionais e prestigiosas Universidades do mundo, desperta em nossos alunos de graduação e de pós-graduação.

Cantabria - Na quinta-feira (31), dirigentes da Universidade de Cantabria (Espanha) também estiveram na Unicamp. Eles visitaram a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e a Agência de Inovação Inova-Unicamp.  A comitiva, que foi recebida pelo reitor José Tadeu Jorge e por autoridades da Unicamp, na Casa do Professor Visitante (CPV), esteve composta por José Carlos Gómez Sal, reitor da Universidade de Cantabria; Ángel Pazos Carro, vice-reitor de investigação e transferência de conhecimento; Teresa Susinos Rada, vice-reitora de internacionalização; Francisco Javier Martínez García, diretor geral da Fundação UCEIF e diretor do Santander Financial Institute (SANFI), e Anselmo Valle Canal, chefe de gabinete da Cantabria.

UPTC – Com o objetivo de discutir posibilidades de cooperação com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), autoridades da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC) também visitaram a Unicamp na última quinta-feira. O grupo com Gustavo Álvarez, reitor da UPTC; Hugo Afonso Rojas, pró-reitor de Pesquisa; Alfonso Jiménez, pró-reitor de Pós-Graduação, e Elsy Sarmiento, chefe de comunicações da UPTC, foi recepcionado pelo reitor da Unicamp, no Gabinete da Reitoria.

Warwick - Interessado em estreitar relações com a Unicamp, Alex Miles, relações públicas e assessor político da Universidade de Warwick (Inglaterra), esteve em reunião com representantes da Assessoria de Comunicação e Imprensa, do cerimonial, da comunicação da Faculdade de Ciências Médicas, da Vreri e da Inova. Foram discutidas parcerias nas áreas de comunicação e inovação. “Estamos completando 50 anos e nosso foco é no futuro.”