Universitários do Pará visitam FCM e HC da Unicamp

Um grupo com 39 alunos dos cursos de medicina, nutrição, odontologia e fisioterapia do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) visitou nesta sexta-feira (25) a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A visita faz parte do projeto de extensão Sócrates Saúde, concebido e organizado pelos próprios alunos. (Leia mais sobre o Projeto Sócrates).

“As visitas são observacionais e proporcionam a troca de experiências entre os alunos. Eles podem vivenciar a área da saúde de outras universidades, hospitais e centros de saúde do Brasil e compará-los à realidade amazônica”, disse Patrick Cruz de Souza, professor do curso de farmácia da Cesupa e conselheiro do projeto.

De acordo com o aluno de medicina da Cesupa Matheus Lamartine Nogueira Duarte, a Unicamp foi escolhida por ser uma das universidades de referência no ensino e na pesquisa. “Essa visita ajuda, também, na escolha da residência médica ou multiprofissional, e para finalizar o projeto precisamos apresentar um artigo individual ou em grupo sobre o que mais nos chamou a atenção”, revelou.

Na FCM, os alunos foram recepcionados pela coordenadora da área de relações públicas e imprensa, Eliana Pietrobom. Em seguida, eles assistiram ao vídeo institucional da FCM no anfiteatro 1. A coordenadora da comissão de pós-graduação da faculdade, Rosana Onocko Campos, fez uma apresentação sobre os cursos de pós-graduação oferecidos.

Em seguida, o coordenador-associado da Comissão de Graduação em Medicina, Paulo Velho, falou sobre a FCM e o curso de medicina aos alunos visitantes. Paulo Velho disse que ficou admirado com o projeto e com a disposição dos alunos em viajar de tão longe em busca de novos conhecimentos.

“Não devemos só atender o doente ou fazer a orientação nutricional, por exemplo. A função da universidade é reunir saberes e depois multiplicá-los. O nosso papel é melhorar e implementar o sistema de saúde do país”, disse.

Na sequência, foi a vez do professor Marco Antonio de Carvalho contar sua experiência na implantação e aulas do Laboratório de Habilidades. Nostálgico, Marco Antonio, mais conhecido por Brahma, disse que o movimento estudantil vai em direção à vida com fome, mas com sabedoria.

“Quando vejo um grupo de alunos que já durante a graduação se dispõe a fazer a diferença, me emociono. Quem trabalha na área da saúde decidiu sair de si e fazer o bem para o outro. Isso é uma marca profissional. E o Brasil precisa de pessoas com essa vontade e iniciativa de vocês”, disse Brahma.

Em seguida, os alunos visitaram as arenas de aula e o próprio Laboratório de Habilidades. Após visita à FCM, o grupo seguiu para o HC da Unicamp. Na parte da tarde, de acordo com a programação, eles visitaram a Faculdade de Odontologia, em Piracicaba.