Vinte e quatro trabalhos estão
na Mostra Unicamp de Fotografia

08/09/2014 - 17:00

Foto de Vera Fiqueiredo

Foto de Caroline Neumann

Foto de Patrícia Cano Saad

Hoje, os dispositivos móveis e o barateamento da tecnologia empregada nas câmeras fotográficas possibilitaram a democratização da produção de imagens digitais. As redes sociais, por sua vez, fizeram com que a circulação de imagens proliferasse pelo espaço virtual, revelando novas possibilidades para a fotografia. Diferente do processo analógico, a difusão da imagem digital se dá de forma exponencial atingindo, em alguns casos, partes consideráveis do globo, quase que uma difusão globalizada. Analógico e digital se fundem.

É dentro desse contexto que 24 projetos fotográficos, dos 31 inscritos, acabam de ser selecionados para serem apresentados na Mostra Unicamp de Fotografia, que acontece de 6 a 31 de outubro na Universidade. As inscrições encerraram no último dia 29 de agosto. O objetivo do evento é abrir espaço para a difusão da produção fotográfica da comunidade da Unicamp, por meio de seus professores, alunos e funcionários. Confira os projetos escolhidos.

A Mostra Unicamp de Fotografia foi idealizada pelos fotógrafos Celso Palermo e Antonio Scarpinetti, este último jornalista da Ascom (Assessoria de Comunicação e Imprensa) da Unicamp. Eles tiveram a ideia de fazer uma mostra local, ao perceberem que, algumas exposições paralelas, dentro do mês Hércules Florence de Fotografia, tinham a presença de fotógrafos da Unicamp. "Pensamos então: por que não fazer uma mostra de forma ampliada, com envolvimento da comunidade universitária?", comenta Scarpinetti. Dessa intenção, surgiu um grupo de trabalho que já sonha com um projeto mais em longo prazo, ou seja, que produza bons resultados e que faça parte do calendário de atividades da Universidade", afirma o fotógrafo da Ascom.

A escolha das fotografias se pautou no desejo de contemplar a maioria dos participantes. As imagens foram classificadas nas categorias ensaios individuais e/ou coletivos e projetos expográficos de unidades/órgãos da Unicamp. "Em alguns projetos, a comissão organizadora sugeriu que fosse feita uma edição junto aos proponentes, para que se estabelecesse um fio condutor entre o conteúdo no conjunto de fotos propostas", conta Scarpinetti.

Foram alguns dos projetos selecionados: Infância na Unicamp? Sim - Zilda Oliveira de Faria; Mulheres Andinas - Lívia Peres; Natureza Nua - Francisco de Assis da Silva; O Ciclo Básico, sua Praça Central e a Estiagem - Antonio Carlos da Costa; O Preto e o Branco - Rosane Rocha; Petits Miracles - Sayuri Tomazini Motoshima; Mãos que Alimentam - Ronei Aparecido Thezolin; Umutina - Everaldo Luis Silva.

O funcionário da Diretoria Acadêmica (DAC) Rodrigo Junqueira, por exemplo, que é filho de paraenses, embarcou numa viagem para o Norte do país e lá construiu seu projeto, o qual ele chamou "Raízes do Norte". Segundo Scarpinetti, diferentes artistas, todos da Unicamp, emprestam os seus olhares para enriquecer a exposição. A ideia é que haja essa importante participação e que o público vá conhecer e prestigiar os novos olhares.

Programação

Além da Mostra, também haverá uma programação correndo paralelamente ao evento. Será realizada uma Mostra de Fotofilmes, Ciclo de Palestras e Atividades Práticas e uma Caminhada Fotográfica promovida pelo Núcleo de Fotógrafos Amadores da Unicamp (Nufau), prevista para o dia 11 de outubro.

A Mostra Unicamp de Fotografias acontecerá em espaços como a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), o Espaço Cultural Casa do Lago, o auditório do Instituto de Artes (IA), o hall do Ciclo Básico, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o hall da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), entre outros. É apoiada pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a Coordenadoria de Desenvovimento Cultural (CDC), a Ascom e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Fazem parte da comissão executiva Antonio Scarpinetti (Ascom), Celso Palermo (IA), Fabio Cerqueira e Danilo Negreti (Coordenadoria de Desenvolvimento), Eliana Pietrobom e Emilton Oliveira (Faculdade de Ciências Médicas), professor Fernando de Tacca (Instituto de Artes), Marli Marcondes e Cássia Denise Gonçalves (Centro de Memória), que selecionaram as fotografias.

Mostra Unicamp de Fotografia
Local: Espaços expositivos da Unicamp