Visitas internacionais trazem

Representante da Duke University (fundo) e assessora Laura Ward

Delegação de Singapura no Gabinete do Reitor

Reunião com representante da Université de Laval

Duas universidades que estão entre as melhores do mundo pelo ranking QS fazem parte das instituições internacionais que enviaram representantes para visitas à Unicamp na semana passada. Na sexta-feira, 5, Kristine Billmyer, da Columbia University, EUA (14ª colocada QS) foi recebida no período da tarde na Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri). A visita foi acompanhada pelos docentes e assessores da Vreri, Gustavo Paim Valença e Max Henrique Machado Costa.

“A reunião sinalizou para projetos interessantes que podem ser desenvolvidos em parceria entre a Unicamp e a Columbia University. Algumas áreas de claro interesse são biocombustíveis, os trabalhos desenvolvidos no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), além das investigações em nanotecnologia e gerenciamento de tecnologia, no Instituto de Geociências (IG) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). O Programa Interdisciplinar de Informação e Lógica, coordenado pela assessora da Reitoria, professora Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano, também gerou interesse”, afirmou Costa.

Na terça-feira, 2, a assessora Laura Sterian Ward e o diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas, Peter Schulz, participaram da reunião com Erin Degerman, da Duke University, situada em Durham, Carolina do Norte (23º colocada no QS). O motivo da visita foi trazer opções de pós-graduação na área de Engenharia. Na Universidade de Duke, existem os tradicionais mestrado e doutorado (MS e PhD), bem como cursos de engenharia em nível de pós-graduação profissional. O mestrado em Gestão de Engenharia (MEM) e mestrado em Engenharia (Meng) são adaptados para alunos que desejam entrar no setor e buscam qualificação técnica e de negócios.

Ainda na terça-feira esteve na Unicamp uma comitiva de Singapura com representantes de quatro instituições: Agency for Science, Technology and Research (A*STAR), National University of Singapore (NUS), Nanyang Technological University (NTU) e Singapore University of Technology and Design (SUTD). A reunião no Gabinete do Reitor teve a participação de cinco assessores e docentes da Unicamp. A delegação ainda foi conhecer os laboratórios da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (Feec) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

No final da manhã, a delegação se dividiu e alguns membros apresentaram para alunos da Unicamp a palestra “Pesquisa e oportunidades educacionais em Singapura”, no auditório da Biblioteca Central César Lattes (BC). A A*STAR é um órgão do governo de Singapura que promove a pesquisa científica e já tem convênio firmado com a Unicamp.

Outra visita internacional da semana, também na terça-feira, foi da professora Clémence Dallaire da Université de Laval (Québec - Canadá). Ela foi recebida pela assessora da Vreri,  professora Eleonora Cavalcante Albano, e participou de uma reunião com a diretora-associada da Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Unicamp, Maria Isabel Pedreira de Freitas e a presidente da Comissão de Internacionalização da faculdade Maria Filomena Ceolim. O objetivo da visita foi estabelecer um termo aditivo com a Fenf e discutir possibilidades de outras parcerias, uma vez que já existe com a Unicamp um acordo de cooperação formalizado.