Ciência e Arte também para

03/07/2015 - 14:02

Alunos do último Ciência & Arte nas Férias

Professora Gláucia Pastore

Programa piloto atenderá estudantes mais novos

Este ano também tem ciência e arte nas férias de julho na Unicamp. O projeto piloto, intitulado “Ciência & Arte no Inverno”, foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Campinas e vai atender noventa alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Gláucia Pastore, a Unicamp foi procurada pela Secretaria Municipal de Educação para desenvolver o programa, em virtude do grande sucesso do já consolidado “Ciência & Arte nas Férias (CAF)”, voltado para estudantes do ensino médio.

A pró-reitora explicou que, para elaborar o programa de inverno, foram escolhidos os professores que já têm bastante experiência com os alunos do CAF. No entanto o formato será um pouco diferente. Em vez de ficarem divididos nos laboratórios, todos os estudantes participarão das mesmas oficinas, ou seja, será oferecida uma ou duas oficinas por dia para todos nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. As oficinas ocorrem em diferentes unidades entre os dias 7 e 21 de julho e os alunos serão transportados de ônibus.

Os estudantes foram indicados pelas escolas e passaram pela avaliação de uma comissão constituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Para Gláucia Pastore, o contato mais precoce dos alunos com a universidade é muito positivo. “Quanto mais cedo conseguirmos atrair a escola para a universidade e este jovem tivercontato com projetos de pesquisa, equipes de trabalho, e o funcionamento do universo acadêmico, mais próxima a universidade fica de seu futuro. Isso modifica o panorama desse jovem, criando vínculo com uma expectativa de futuro."

A professora Adriana Rossi, do Instituto de Química (IQ), está empolgada com a oportunidade de receber os alunos. Na oficina “Química do sorvete à cidadania” ela pretende mostrar as potencialidades da matéria no dia a dia. Os alunos vão fazer experimentos produzindo perfumes, essências e experimentando o sorvete que devem produzir. “A química útil, divertida e acessível”, assinala. A professora lamenta que muitas vezes os estudantes no ensino médio têm uma visão preconceituosa da disciplina porque foram apresentados a modelos abstratos e de forma descontextualizada. “Vale a pena ver as pessoas sorrindo e trabalhando com Química”, atesta.

A Secretaria Municipal de Educação oferecerá para os alunos uniforme do evento, lanche, transporte da escola à Unicamp e retorno com apoio de monitores. A abertura do “Ciência & Arte no Inverno” será às 9 horas, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O Programa é apoiado pelo Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex). Mais detalhes podem ser obtidos no e-mail do programa ou nos telefones 19-3521-2973/4614.