Alunos do 2º ano de medicina ministram curso de primeiros socorros

A primeira turma de inscritos para o curso de Primeiro Socorros para leigo participou, no dia 16 de junho, de atividades teóricas e práticas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O curso foi conduzido por alunos do segundo ano do curso de medicina com a supervisão dos professores da disciplina de cirurgia do trauma.

“Este curso é o encerramento da disciplina MD 344 sobre suporte básico de vida e primeiros socorros. É a prova final dos alunos. Eles devem ensinar os leigos como fazer atendimento em situações de urgência”, explicou o médico Gustavo Pereira Fraga, coordenador da disciplina.

João Carlos Ribeiro do Vale trabalha na área de transporte da DGA da Unicamp. Ele ficou sabendo do curso pela CIPA e achou que curso era a oportunidade de aprender sobre atendimento de convulsões e reanimação cardiorespiratória que podem ser útil no seu trabalho. “Estamos sujeitos em encontrar uma situação que necessite de atendimento de urgência. É importante ter um conhecimento mínimo para uma eventualidade de socorro”, disse.

Marcelo Vizechi, Caroline Baldi e Gabriela Cipro fazem especialização em Patologia Clínica na FCM. Marcelo nunca tinha feito um curso voltado para Primeiros Socorros e relatou que no final do ano passado sua mãe sofreu em engasgo durante um churrasco. “Por sorte minha irmã sabia fazer a manobra, mas eu não saberia fazer”, revelou.

Caroline Baldi nunca passou por uma situação semelhante, mas quis conhecer as técnicas de Primeiros Socorros. “A prática reforçou a teoria que vimos na sala de aula”, disse. Gabriela Cipro disse que na teoria aprende-se tudo, mas a prática é bem diferente. “Ter o contato, relembrar a teoria e fazer a prática em todas as estações faz diferença”, comentou Gabriela.

Mila Cunha é fisioterapeuta e atua em escola de educação infantil e disse que a questão do engasgo é bem comum. Assim como as dúvidas. “Eu nunca passei por uma situação dessas, mas no ‘achismo’ a gente sempre acaba complicando. É bom saber os procedimentos corretos. Vou transmitir o que aprendi aqui às educadoras que passam mais tempo com as crianças”, disse.

Os segundoanistas Vitor Busnardo, Pedro Ueda, Guilherme Henrique e Michel Stockler relataram como foi a experiência de passar para diferentes pessoas inscritas no curso aquilo que aprenderam em sala de aula durante o primeiro semestre do segundo ano do curso de medicina.

Michel contou que na parte teórica foi ensinado para turma os procedimentos para desengasgar adultos e crianças, ressuscitação cardiopulmonar em adulto e criança, convulsões, queimadura, afogamento e o protocolo de procedimentos de vias áreas, respiração, circulação, déficit neuronal e exposição (ABCDE) entre outros. “As apresentações foram divididas em grupos e depois todos apresentaram a parte prática. As dúvidas foram muitas. Os alunos se demonstraram muito interessados”, explicou Guilherme.

Vitor Busnardo disse que a responsabilidade em passar os conhecimentos de Primeiros Socorros é grande, mas a recompensa é maior. “Existem mitos nessa área de Primeiros Socorros e as pessoas compartilham coisas sem saber se é verdade”, disse. Pedro Ueda espera receber nota dez na avaliação. Ele disse que todos os alunos se preparam. “Se passarmos alguma coisa errada, as pessoas vão fazer errado e as consequências vão ser grandes. Por isso nos preocupamos em passar as informações corretas”, disse.

De acordo com Gustavo Fraga, as aulas teóricas preparadas pelos alunos foram interessantes, interativas e a parte prática foi a que os leigos mais gostaram. “Acho que dá para dar até nota 9,9 para os alunos”, disse.

Segunda turma do curso

A segunda turma do curso de primeiros socorros participou no dia 23 de junho de aulas preparadas pelos alunos do segundo ano do curso de medicina. As aulas foram no anfiteatro 1 da FCM e sala de aula. Em seguida, eles tiveram tiveram a parte prática do curso, nas arenas da faculdade. As atividades práticas foram acompanhadas pelas equipes Renovias, Autoban e Rota das Bandeiras.

O curso de primeiros socorros para leigos é realizado, anualmente, em junho, pela disciplina do trauma do curso de medicina da FCM e envolve alunos, docentes e funcionários da faculdade.