Boletim da FCM de novembro: de balé à farmacovigilância

A edição de novembro do Boletim da FCM já está online.

Cristina Gurgel, do Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, dá continuidade a história do prêmio Nobel perdido por Carlos Chagas, tema da edição de setembro do Boletim da FCM. Max Grinberg também dá continuidade ao tema da bioética da beira do leito. Carcinoma bem diferenciado da tireroide de baixo risco é o assunto abordado por professores e pesquisadores dos Departamentos de Anatomia Patológica, Cirurgia, Clínica Médica, Otorrinolaringologia e Radiologia da FCM.

O tema do mês desta edição é “Modos de ser de escolares em risco social: relações familiares, balé clássico e alfabetização”, de Flávia Pagliusi e Luciana de Lione Melo, do curso de Enfermagem da FCM. Luciana utilizou o balé clássico como disparador para uma pesquisa qualitativa numa comunidade carente de Campinas e descobriu a má qualidade do ensino público.

A farmacovigilância é abordada no artigo escrito por Marília Berlofa Visacri e Patrícia Moriel, do curso de Farmácia da Unicamp. Desde os tempos mais remotos, as formulações farmacêuticas são reconhecidas como potencialmente perigosas. A história mais conhecida é a “Tragédia da talidomida”, de 1960.

Três obras de Foucault, Gofmann e Becker completam 50 anos. Foucault analisa a loucura; Gofmann os manicômios e Becker, Geer, Hughes e Strauss analisaram como estudantes de medicina da Universidade de Kansas, Estados Unidos, tornaram-se médicos, em um estudo pioneiro, distinto do que havia sido publicado em 1957 por Merton e colaboradores que pesquisaram o processo de formação médica. O texto é do professor Everardo Duarte Nunes.

O site “Auxílios ópticos” foi o vencedor do prêmio PAEPE na FCM. O prêmio PAEPE é uma iniciativa da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e visa premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam através de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade. O Boletim da FCM traz um resumo da premiação e dos trabalhos concorrentes.

Leia a edição completa do Boletim da FCM em: http://www.fcm.unicamp.br/boletim/boletim_novembro/index.html