Caism será polo no país de
pesquisas em câncer de mama

27/05/2015 - 13:53

O mastologista Cássio Cardoso Filho

O Hospital da Mulher "Prof. Dr. José A. Pinotti" - Caism da Unicamp será o polo agregador das pesquisas em câncer de mama no Brasil. Mas mais que isso: ele integrará uma rede colaborativa com outros parceiros internacionais de peso. A formalização dessa atividade acontece no dia 11 de junho, a partir das 9 horas, no anfiteatro do Caism, quando será assinado um acordo envolvendo a área de Oncologia do Caism, o Baylor College of Medicine (BCM), localizado no Texas-EUA, e o Susan G. Komen Foundation, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri). A assinatura ocorrerá às 16h15 do primeiro dia do evento (11), dentro do contexto do Meeting of Minds 2015, que prosseguirá até o dia seguinte (12). O hospital será a sede dessa rede. Áudio

O Meeting of Minds, que deve reunir cerca de 80 especialistas da área de Oncologia, será o start da rede colaborativa de pesquisa conjunta. Mas, além da pesquisa, essa parceria abre as portas para intercâmbio de docentes, pesquisadores e alunos de graduação, de pós-graduação e de pós-doutorado.

Desde 2013 estão sendo feitas tratativas para o que foi considerado o embrião desse projeto. Desde então, a Unicamp enviou pós-doutores para se integrar à rotina de investigação no Baylor College of Medicine. Leia o texto do primeiro Meeting of Minds.

Durante os dois dias do encontro, serão discutidas novas oportunidades de investigações de câncer de mama, trabalhos conjuntos, novos medicamentos, projetos e as mais novas tecnologias nessa área. “Teremos uma deliberação bastante intensa durante os dois dias de Meeting”, conta o mastologista do Hospital da Mulher, Cássio Cardoso Filho, docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e um dos organizadores do Meeting. Trata-se de um evento fechado para um grupo de 80 especialistas, entre eles oncologistas, mastologistas e profissionais convidados da FCM, do Instituto de Química (IQ) e do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.

São objetivos da reunião trazer à tona o panorama atual do câncer de mama no mundo e costurar novas relações entre parceiros de interesse. Segundo Cássio Cardoso Filho, são esperados mais de 50 mil casos novos dessa doença por ano somente no Brasil. ”Por isso é importante nos unirmos em torno dessa problemática, estudando profundamente todas as ações que servirão para nortear as condutas daqui para frente, baseadas sempre em um consenso", afirma ele.

Alguns dos assuntos que serão debatidos no evento envolvem a avaliação genética, a nova classificação do câncer de mama em subtipos moleculares e a individualização do tratamento aos portadores dessa doença. A rede internacional criada no Meeting of Minds está sendo coordenada pelo professor do Baylor College of Medicine (BCM) Matthew Ellis (cientista clínico de renome na área da Genômica e atual diretor do Centro de Mama do Baylor College of Medicine) e, nacionalmente, pelo Hospital da Mulher da Unicamp. 

 

 

Comentários

Tem sido uma boa experiência ser acompanhada no meu tratamento de câncer de mama pelos profissionais competentes e atenciosos do CAISM. A oportunidade dessa parceria é o reconhecimento do trabalho bem feito, da busca de caminhos seguros para beneficiar tantas pacientes que dependem desse serviço. Parabéns pela perseverança e excelência!

Email: 
alinacarreiro@gmail.com

Parabéns, pelo pesquisa, Dr. Cássio Filho. A sua mãe D. Hilda e seu pai, Seu Cássio (que foi meu Diretor na então SRH-9 e ASPLAC da DGRH) UNICAMP, devem estar orgulhosos de você.

Email: 
marcia@unicamp.br