Campanha nacional orienta sobre AVC na infância e adolescência

Na primeira semana de maio acontece uma campanha nacional para a conscientização sobre o acidente vascular cerebral (AVC) na infância e na adolescência. Em crianças, o AVC é frequente entre o nascimento e os três anos de idade. De acordo com a neuropediatra da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro, o AVC é a décima causa de morte em crianças abaixo de um ano e os sintomas variam de acordo com a idade.

“De modo geral os sintoma são graves e a mãe leva a criança ao Pronto-Socorro com convulsão, sonolência ou coma. A avaliação por exames de imagem e a avaliação cardíaca são importante e urgentes. Em 50% das crianças e adolescentes que tiveram AVC, as sequelas comprometem a qualidade de vida, interferindo no aprendizado, comportamento, e tornando-os dependentes de familiares”, explica a especialista da Unicamp.

Para alertar a população e também os profissionais da área da saúde, a equipe de pesquisa do Departamento de Neurologia da FCM organizou o painel ilustrativo AVC pode acontecer em qualquer idade com um resumo de dados explicativos sobre AVC em crianças. “Há uma subvalorização do diagnóstico com prejuízo inegável na evolução a curto, médio e longo prazo para as crianças e adolescentes acometidas com AVC. Entendemos que devemos divulgar essas informações”, disse Valeriana.

Campanha em Campinas
Para marcar o a semana da conscientização do AVC na infância, o Grupo Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência (ANVIA) irá promover de 2 a 8 de maio, em Campinas, a "Semana de Conscientização do AVC na Infância e Adolescência". Durante a semana será distribuído de cartaz nas Unidades Básicas de Saúde, com objetivo de orientar o diagnóstico precoce.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde indicam que em 2008 foram 266 casos, incluindo ocorrência no período neonatal e infância; e em 2009 foram 177 casos ocorridos entre 29 dias e 18 anos de idade em todo estado de São Paulo. Em Campinas, a média é de 500 óbitos por ano por AVC (dados da SMS entre 2000 e 2014), incluindo adultos e crianças.

Campanha nacional é organizada pela Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI); Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) e Departamento de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia.