Campineiros receberão treinamento em massagem cardíaca, gratuitamente

No próximo domingo (5), um grupo de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas oferecerá à população campineira, o primeiro treinamento em massagem cardíaca. Nesse dia, serão dadas orientações sobre como acionar o serviço de emergência, realizar massagem cardíaca e utilizar desfibriladores. A ação é gratuita e acontecerá no Ginásio Taquaral (Av. Heitor Penteado, s/n - Lagoa do Taquaral), das 8 às 17 horas.

O evento é organizado pelo Instituto Terzius, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Unimed Campinas, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Estar preparado pode fazer toda a diferença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 15 milhões de pessoas morrem em decorrência de ataques cardíacos, no mundo todo. No entanto, esse quadro pode ser revertido se pessoas comuns estiverem preparadas para o primeiro atendimento, utilizando técnicas simples de manobras cardíacas.

“Queremos alcançar o maior número de pessoas, pois sabemos que esses conhecimentos possibilitam um primeiro atendimento adequado, fazendo toda a diferença para a vítima”, explica o fisioterapeuta Luiz Guilherme Calderon, médico do Instituto Terzius.

Colaboração: Fernanda Borges