Muita
nas férias
deste verão

05/01/2015 - 17:13

Estudantes participam de atividades no IQ

Atividades artísticas inseridas na programação

No próximo dia 7 de janeiro (quarta-feira) tem início, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), mais uma edição do programa Ciência e Arte nas Férias, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Este ano, o programa traz ao campus 185 alunos de ensino médio da rede pública de ensino da região de Campinas, um acréscimo de 17% em relação ao número de participantes de 2014. O número de projetos também saltou de 78 para 88 em 2015.

“O programa está crescendo! Não só observamos um aumento no número de projetos inscritos, como também no número de participantes e isto é extremamente positivo. Também teremos a estreia dos professores do Instituto de Matemática e Computação Científica (Imecc) que ministrarão duas oficinas. Além disso, alunos do CPQBA participam com cinco projetos”, comemora a pró-reitora de Pesquisa, professora Gláucia Pastore.

O Ciência e Arte nas Férias é um dos programas da Universidade que tem como objetivo despertar a vocação nos alunos da rede pública, justamente na fase em que estão decidindo sobre suas carreiras profissionais.

“É também uma preparação para outros programas que mantemos, como por exemplo, o Pibic-Jr. Em geral, os estudantes ficam entusiasmados e conhecem a Universidade em outra perspectiva. Isto faz com que eles se interessem em seguir conosco o ensino superior”, destaca a pró-reitora.

A professora Gláucia Pastore preside a solenidade de abertura da 13ª edição do programa a partir das 9 horas na quarta-feira. Na sequência, a palestra inicial será proferida pelo professor do Instituto de Química Rogério Custódio, cujo tema será “A Força do Conhecimento Científico”.

Durante um mês, até dia 6 de fevereiro, os estudantes acompanham uma série de atividades de pesquisa científica e artística nos diversos laboratórios da Universidade. A programação é extensa e reúne palestras e oficinas em todas as grandes áreas do conhecimento: Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. No total, são 88 projetos e 10 oficinas. Veja a programação.