Ciped e APAEs lançam software para medir desvios de crescimento de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla

No dia 8 de maio aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o lançamento de um manual, ficha e software para avaliação da estatura, peso, índice de massa corpórea, perímetro encefálico entre outras informações para pessoas portadoras de síndrome de Down. O projeto é conduzido pelo educador físico Fábio Bertapelli e faz parte de seu doutorado desenvolvido na Unicamp. O objetivo é desenvolver uma curva nacional de crescimento começando pelas APAES do Estado de São Paulo.

“Todos os desvios na curva de crescimento, quer sejam no peso ou altura, refletem algum problema de saúde do ponto de vista nutricional ou estão associados a alguma doença”, explica o pediatra Gil Guerra Júnior, orientador da pesquisa.

O projeto teve início no segundo semestre de 2013 por um grupo de estudo e uma equipe de médicos e educadores físicos do Ciped da Unicamp em parceria com a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP). De acordo com Roberto Antonio Soares, coordenador de Educação Física, Desporto e Lazer da FEAPAES-SP, a educação física é uma disciplina obrigatória dentro das APAES.

“No início do ano, cada instituição faz a avaliação de seus assistidos por conta. Agora iremos padronizar a coleta dos dados. Isso facilitará a identificação de problemas como pressão alta, obesidade e outros fatores de risco à saúde das pessoas assistidas pelas APAES”, disse Roberto.

Existem no Estado de São Paulo 305 APAES que atendem 60 mil pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência intelectual ou múltipla. Segundo a presidente da FEAPAES-SP Cristiany de Castro, o trabalho com pessoas deficientes é feito em rede e a avaliação do profissional de educação física com o uso do software e dos outros materiais vai permitir o encaminhamento dos assistidos aos profissionais de saúde corretamente.

“Isso vai proporcionar uma melhor qualidade de vida e impactar positivamente nos serviços que as APAEs desenvolvem”, disse.