Ciped e APAEs lançam software que avalia saúde e qualidade de vida dos usuários

Com o objetivo de promover mais a saúde e a qualidade de vida de todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), em parceria com o Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lançam, no dia 8 de maio, às 9 horas, no Salão Nobre da faculdade, o Projeto APAE Qualidade de Vida e Saúde.

Durante o evento será apresentado um programa de software desenvolvido em parceria entre o Ciped e Colegiado de Esporte e Cultura da FEAPAES.SP  que oferece de forma simples e eficaz a avaliação física dos usuários das APAES. No software, o educador poderá avaliar e cadastrar informações sobre a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC), a circunferência do pescoço e do abdômen, os medicamentos que utiliza e as condições de deficiência do usuário. O software também permitirá avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade, índice de desnutrição, estado do crescimento e desenvolvimento e incidência de risco cardiovascular.

O projeto teve início no segundo semestre de 2013 por um grupo de estudo e uma equipe de médicos e educadores físicos do Ciped da Unicamp, baseando-se em estudos científicos de impacto no cenário internacional. O desenvolvimento do software foi conduzido pelo educador físico Fábio Bertapelli, aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM. A orientação foi do professor do Departamento de Pediatria da FCM, Gil Guerra Júnior. “O projeto piloto já foi testado e houve ajustes no software, de modo a garantir sua eficiência”, explicou Fábio.

De acordo com Roberto Antonio Soares, coordenador de Educação Física, Desporto e Lazer da Federação das APAES do Estado de São Paulo, no dia 8 de maio, a ideia é apresentar o manual técnico, a ficha de avaliação e capacitar os profissionais da APAE nos módulos de realização de medidas, inserção e cálculo dos dados. "A expectativa é que todas as APAES do Estado de São Paulo tenham profissionais capacitados para utilização das ferramentas que proporcionarão um nível de excelência nos atendimentos”, explicou Roberto.