Dia Roxo pela Epilepsia toma conta de Campinas

Nessa quinta-feira (26), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp vai vestir a camisa da campanha Purple Day (Dia Roxo) – promovida pela Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe), em parceria com a Fundação Internacional Anita Kaufmann. Nesse dia é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, uma doença neurológica grave que afeta cerca de 1% da população mundial, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, estima-se que cerca de três milhões de pessoas convivam com a doença.

Em Campinas, diversos pontos da cidade serão iluminados com a cor roxa e o centro do Centro de Educação ao Trabalhador da Saúde e Secretária de Saúde (CETS) distribuirá nas Unidades Básicas de Saúde, folhetos explicativos com informações relativas à importância do Purple Day e sobre como agir durante uma convulsão, uma ocorrência comum em pacientes com epilepsia.

A Unicamp também será iluminada na cor tema do Purple Day e os pacientes do Ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas (HC) receberão esclarecimentos das enfermeiras Isilda Sueli Assumpção e Gabriela Spagnol, respectivamente, presidente e secretária executiva da ASPE, e da psicóloga Jéssica Vicentini, coordenadora do grupo de epilepsia. Também serão distribuídos adesivos com os dizeres "Keep Calm e Vista Roxo no Purple Day" aos pacientes, médicos e demais profissionais da saúde que passarem pelo local.

Em parceria com o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) do Brazilian Research Institute for Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN) e com o canal do Youtube ABCérebro TV, a ASPE também irá lançar o II Concurso de fotografias "Olhares sobre a Epilepsia". O edital e maiores informações estarão disponíveis no site da ASPE a partir do dia 26/03.

Purple Day

O dia roxo foi fundado, em 2008, pela canadense Cassidy Megan, de apenas 9 anos de idade. Motivada pelas dificuldades enfrentadas por ter epilepsia, ela decidiu levantar a bandeira contra o preconceito, criando em sua cidade, um dia especialmente dedicado à quebra dos mitos relacionados à doença. Com o lema “Epilepsia fora das sombras” a ideia do Purple Day foi encampada, em 2009, pela Fundação Internacional Anita Kaufmann, que lançou a campanha mundialmente, envolvendo mais de 100 mil estudantes, 95 empresas e 116 autoridades políticas.

Colaborou: Gabriela Spagnol