Essenciais, secretários são homenageados pela Unicamp

Na última quarta-feira (30), a Unicamp celebrou o Dia do Secretário com programação em homenagem a todos os profissionais que desempenham atividades secretariais e administrativa na universidade. A atividade foi organizada pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Hospital de Clínicas (HC), Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinoti – CAISM, Hemocentro e Gastrocentro. Cerca de 300 pessoas participaram das comemorações.

O evento teve como objetivo proporcionar maior integração entre os profissionais e suas unidades. Na programação, os participantes assistiram a palestra “Organize sua casa e ambiente de trabalho, organize sua vida!”, com  a personal organizer Camila Vannuccini, e o espetáculo “O não-lugar de Ágada Tchainik”, do grupo Lume Teatro, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp.

Para a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário Teresa Atvars, na ocasião representando o magnífico reitor da Unicamp Tadeu Jorge, apesar de desempenharem papéis diferentes de estudantes e docentes, os funcionários têm o mesmo peso e importância na construção da universidade. “Sem um desses segmentos, a Unicamp não seria o que é hoje. Os funcionários administrativos são os grandes facilitadores de diversas outras áreas”, disse.

“De todas as qualidades, a que mais me emociona é a capacidade que os secretários têm para entender os seres humanos à sua volta. Um gestor ruim com uma equipe boa, quase não apresentará defeitos, mas, um bom gestor com uma má equipe não irá muito adiante”, disse a pró-reitora de Pesquisa Gláucia Pastore.

Anfitrião do evento na FCM, o diretor da faculdade Ivan Felizardo Contrera Toro, aproveitou o evento para agradecer, pessoalmente, aos secretários Ana Dantas, Luis Silva, Maria Estela Bernadete da Rocha e Maria Kiyo Aoki Kac, por toda a colaboração na Diretoria e Departamento de Cirurgia da FCM. “A graduação em Medicina da Unicamp é a melhor do país; e isso somente é possível graças ao seu corpo de profissionais”.

Anfitrião geral do evento, o coordenador do GGBS Edison Lins reconheceu a importância de todos os profissionais envolvidos com atividades secretariais e administrativas para a universidade e incentivou a participação destes em eventos que valorizem tais iniciativas. “Os 50 anos da Unicamp é o momento para organizar rotinas visando o próximo Simpósio dos Profissionais da Unicamp (SIMTEC)”, disse.

A mesa de abertura contou ainda com a presença do chefe de gabinete Paulo Cesar Montagner;  do coordenador de administração do Hospital de Clínicas (HC) José Roberto Matos; da Diretora Associada do CAISM Júlia Yoriko Shinzato; da coordenadora do Hemocentro Sara Terezinha Olala; do coordenador do Gastrocentro Nelson Adami Andreollo; da coordenadora do Cecom Patrícia Asfora Falabela Leme e da coordenadora adjunta da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) Ademilde Félix.