FCM participa do 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica

Uma delegação de professores, médicos e pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participou do 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), de 7 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro. O tema desse ano foi “Educação médica e cuidado na saúde: uma rede em movimento”. Durante quatro dias, centenas de trabalhos foram apresentados, além de palestras, workshops e atividades de simulação de laboratório de habilidades.

Gustavo Pereira Fraga e Gerson Alves Pereira apresentaram “O ensino de urgência e emergência nos cursos de graduação de medicina: situação atual e recomendações para a matriz curricular”. Thiago de Araújo Guerra Grangeia apresentou “Ensino à distância: gerência de conhecimento e aumento de participação no mundo real. Marco Antonio de Carvalho Filho fez a apresentação “Metodologias ativas: simulação com pacientes padronizados para o ensino de empatia”.

Na área de desenvolvimento docente e profissionalização, Eliana Martorano Amaral apresentou a experiência da Unicamp na avaliação do mérito acadêmico e carreira docente. Angélica Maria Bicudo contou a história da implantação do Teste de Progresso na FCM. Marco Antonio de Carvalho Filho participou, ainda, da oficina “Profissionalismo: como ensinar e construir”.

Paula Nocera deu o curso “Aneurisma de aorta abdominal e VCI” dentro a oficina “Ultrassom Point of Care no Ensino de Graduação Médica” e Gustavo Pereira Fraga conduziu o grupo de estudo “Ligas acadêmicas e extensão com projetos de prevenção a doenças”.

De acordo com o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, o foco do 53º Cobem foi o aperfeiçoamento da missão de ensinar. As apresentações da FCM foram relevantes ao mostrar o caráter inovador da faculdade, tanto na parte didática quanto na de avaliação. “O aprendizado em medicina é um tripé que envolve de forma ética o professor, o aluno e o paciente”, disse Toro.

O  53º Cobem foi promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) que tem à frente como presidente o médico da FCM Sigisfredo Luis Brenelli.