FCM promove colóquio e exposição sobre Bernardo Beiguelman, dia 15, no Salão Nobre

O cientista Bernardo Beiguelman é considerado um dos pioneiros na pesquisa e no ensino da genética médica no Brasil e na América Latina. Beiguelman foi um dos primeiros professores da Unicamp e, em 1963 – ano da criação da Faculdade de Medicina – fundou o Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), onde foi professor e pesquisador até 1997, ano de sua aposentadoria. 

Após seu falecimento, em 2010, o Departamento de Genética da FCM mostrou interesse na criação de um fundo documental com o seu acervo. Após manifestação positiva por parte da família foi aprovada a criação do acervo junto ao Centro de Memória e Arquivo da FCM. A história da criação do acervo Bernardo Beiguelman foi contada pela historiadora do Centro de Memória da FCM Rafaela Basso e publicada na edição de fevereiro do Boletim da FCM.

Em homenagem ao professor que fundou o Ambulatório de Genética Clínica e foi o primeiro Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unicamp, a FCM promove no dia 15 de maio, a partir das 13 horas, no Salão Nobre da FCM, um colóquio e a abertura da exposição “O arquivo pessoal de Bernardo Beiguelman: trajetórias e contribuições científicas”. Em breve, artigos, equipamentos e manuscritos de pesquisas e materiais pessoais de Beiguelman estarão disponíveis ao público no Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. 

Informações pelo telefone (19) 3521-9116 ou cmemoria@fcm.unicamp.br

Leia também:

Os desafios da criação do acervo Bernardo Beiguelman

Acervo do geneticista Bernardo Beiguelman será aberto à consulta pública na Unicamp