FCM promove treinamento de mídia para pesquisadores

“Embora seja cada vez mais incentivada a atuação da comunidade científica em ações de divulgação e popularização da ciência, quase nenhum treinamento é dado aos pesquisadores no tocante ao relacionamento com a mídia, de modo geral”, diz Eliana Cristina Silva Pietrobom, chefe da Área de Relações Públicas e Imprensa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, sobre o curso de Treinamento de Mídia (Media Training) realizado na unidade nos dias 8 e 10 de junho. A iniciativa piloto teve o apoio da direção da FCM e pretende ser modalidade frequente no treinamento de docentes e alunos de pós-graduação para entrevistas.

Ministrado pelos assessores de imprensa da FCM, Edimilson Montalti e Camila Delmondes, o curso contou com parte teórica sobre a importância da comunicação e sobre como falar em público, além de treinamento prático, com gravação em estúdio e análise crítica dos depoimentos concedidos pelos participantes.

Entender a dinâmica de funcionamento dos diferentes meios e canais de comunicação e a rotina dos jornalistas, de acordo com Edimilson Montalti, ajuda o pesquisador na hora de divulgar o seu trabalho, reduzindo o estresse. “Quanto mais preparado e acostumado o pesquisador estiver com a rotina de entrevistas, melhor será o seu desempenho”, explica.

De acordo com Camila Delmondes, saber se relacionar com a mídia em situações de crise é fundamental, seja para preservar a imagem da instituição, seja para preservar a imagem do próprio pesquisador, perante a opinião pública. “Numa época em que as informações circulam em tempo real, uma palavra mal colocada pode gerar muitos constrangimentos e prejuízos à imagem da instituição e reputação do pesquisador. É preciso ficar atento”.